Por: A Tribuna
23/09/2019
06:00

Na segunda feira, 23 de setembro, o Projeto Luz & Sombras apresenta “O Fantasma Apaixonado” um filme romântico sobre uma história de amor sobrenatural deliciosa e calorosa. A exibição acontecerá no Auditório da Rádio Cultura FM, localizado na Praça Pádua Salles, Centro de Amparo, a partir das 19h30. A entrada no local é gratuita.

“O Fantasma Apaixonado” tem no seu elenco: Gene Tierney, Rex Harrison, George Sanders, Edna Best, Vanessa Brown, Natalie Wood, Anna Lee e Robert Coote. O roteiro é de Philip Dunne, baseado no romance de Ra Dick cujo nome verdadeiro é Josephine Aimee Campbell Leslie.

A música original é de Bernard Herrmann, fotografia de Charles Lang, figurino de Eleanor Behm e a direção de Joseph L. Mankiewicz.

O filme é uma produção da Fox Filmes de 1947 – Original em preto e branco. O gênero é drama, fantasia, romance, suspense e mistério.

Sinopse

Decidida a reconstruir a vida para si e para sua filha, Lucy Muir (Gene Tierney), uma jovem viúva, muda-se para um chalé na costa inglesa. Logo ela descobre que sua nova residência é assombrada pelo fantasma de seu antigo proprietário, um capitão da marinha (Rex Harrison).

Partindo de um roteiro extremamente inteligente, Joseph Mankiewicz realizou um dos melhores filmes de sua carreira.

O filme tem uma história muito original e foi baseado no romance de Josephine Aimee Leslie Campbell, uma escritora britânica nascida na Irlanda. Ela era filha de um capitão da Marinha.

Gene Tierney teve seu melhor papel desde que atuou no filme “Laura”. Em “O Fantasma Apaixonado” ela vive a viúva adorável, participando de muitos diálogos espirituosos com o fantasma de Rex Harrison, com o relacionamento deles levando a um final surpreendente.

O clima de fantasia da época é esmerado pela pontuação requintadamente sensível do compositor Bernard Herrmann, capturando a atmosfera de uma cabana à beira-mar à beira de um penhasco. Através das músicas incidentais ele nos faz voltar de uma maneira muito apropriada a Era Vitoriana. A música aprimora toda a emoção do que se vê na tela.

Joseph L. Mankiewicz foi á escolha certa para dirigir este filme. Ele criou um filme que sobreviveu à passagem do tempo. A fotografia de Charles Lang dá a ilusão de que estamos em algum lugar remoto da Inglaterra, quando, na realidade, o filme foi filmado na Califórnia!

George Sanders tem um papel divertido como um homem que quase convence a viúva de que ele não é um homem casado e está muito interessado nela. Toques de humor abundam nas cenas iniciais de Gene Tierney com seus parentes que se opõem à sua decisão de se tornar uma mulher independente e tomar conta de seu próprio destino.

Mais de quatro décadas antes de Demi Moore se apaixonar por um fantasma no sentimental, filme “Ghost”; Gene Tierney estava fazendo isso em muito melhor estilo. O filme tem uma grande capacidade de fazer o público acreditar no fantasma e isso se deve principalmente às  ótimas performances de todos os envolvidos nesta produção.

Um final emocionante e romântico definiu este filme como uma das grandes histórias de amor cinematográficas de todos os tempos. É uma pena que Hollywood pareça ter perdido seu talento para histórias de fantasmas de bom coração e bem-humoradas como essa desde a década de 1950.

Em 1968 foi refilmado para uma série de TV com o título de “Nós e O Fantasma” com 50 episódios cuja primeira exibição no Brasil ocorreu em 1970, na TV Cultura Canal 2 e foi exibido exaustivamente por diversas emissoras.

“O Fantasma Apaixonado” é um filme delicioso que permanecerá fresco e jovem para sempre na memória de muitos cinéfilos. Foi indicado ao Oscar em 1948, como melhor fotografia em preto e branco.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78