Por: A Tribuna
29/08/2023
14:03

Na segunda feira, 4 de setembro, a atração da sessão de cinema do Projeto Luz & Sombras é o filme “A Mulher Faz o Homem” um dos melhores trabalhos da Sétima Arte dirigido por um dos mais influentes diretores da Era de Ouro de Hollywood, Frank Capra com a atuação perfeita de James Stewart vivendo um jovem interiorano, idealista, eleito para o Senado e a sua luta para enfrentar o decepcionante mundo da política. A exibição será no Auditório da Rádio Cultura FM de Amparo, na Praça Pádua Salles – Centro, a partir das 19h30. A entrada é grátis.

Sinopse

Uma curiosa trama política leva Jefferson Smith (James Stewart), um ingênuo e idealista chefe de escoteiros do interior, a ser convidado para se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Com a ajuda de sua bela secretária Clarissa Saunders (Jean Arthur) ele irá conhecer e enfrentar o decepcionante mundo da política e as verdadeiras intenções por trás de sua nomeação.

A história é uma luta clássica entre o bem e o mal. Se há uma mensagem clara nos filmes de Capra é que aqueles com forte fibra moral nunca perdem a esperança. Ele gostava de criar situações totalmente desesperadoras para os personagens testarem sua integridade e recompensa a adesão inabalável aos valores morais e os princípios básicos da democracia.

Neste filme James Stewart é brilhante como o garoto idealista do interior que fica impressionado com a glória de ser eleito senador para o Congresso dos Estados Unidos. A história traz-nos um confronto entre conveniência política e princípios idealistas com a mensagem de que os verdadeiros grandes homens são aqueles que não comprometem os seus princípios para se manterem no poder. Stewart não se deixa levar pela corrupção e enfrenta um Congresso hostil prestes a derrubá-lo.

Jean Arthur é fabulosa como a assistente durona e experiente que está cansada da política de Washington, mas recebe uma nova injeção de fervor ao ouvir as nobres filosofias caseiras de Smith. O ótimo ator Claude Rains também é magistral como o senador adulterado, que vendeu sua alma à corrupção por uma chance na presidência. Ele interpreta o sentimento simultâneo de culpa e ambição com um tormento que claramente está partindo seu coração, e o poder de ambas as emoções retratadas em sua atuação torna seu personagem ao mesmo tempo repugnante e lamentável.

Corrupção na política

Como já mencionado este filme aborda a história da corrupção na política e da grandeza dos homens que lhe resistem. A mídia e a burguesia norte americana em Washington-DC se encolheram em 1939, quando Frank Capra (indicado ao Oscar de direção) lançou “A Mulher Faz o Homem” (Mr. Smith Goes to Washington). Nesta época Frank Capra já havia dirigido sucessos incríveis para o cinema como: “Dama por um dia” (1933), “Aconteceu Naquela Noite”, (1934), “O Galante Mr.Deeds (1936) , “Horizonte Perdido” (1937) , “Do Mundo Nada Se Leva” (1938) e neste ele usou seu poder para dar um tapa na cara de alguns figurões com um meio poderoso e político dos Estados Unidos. O resultado foi uma reação imediata por parte de publicações e políticos, mas aplausos da crítica e do público. Tal como acontece com a sociedade, a crítica e as massas venceram, pois o filme é uma obra-prima em todos os sentidos.

O roteiro de “A Mulher Faz o Homem” foi o vencedor do Oscar em 1940 e é muito inteligente. Capra simplesmente teve a incrível capacidade de misturar comédia, drama e caracterizações interpessoais para criar experiências cinematográficas americanas consistentemente maravilhosas.

Dificuldades enfrentadas por Capra.

Antes do filme ser lançado ao público em geral, uma grande exibição foi realizada em Washington, DC, a convite do Washington Press Club, na sala da Constituição em 16 de outubro de 1939. Mais de 4.000 pessoas compareceram, incluindo senadores, congressistas, Supremo Juízes do tribunal e grande parte da elite de Georgetown. Harry Cohn estava lá e Frank Capra e sua esposa compareceram e sentaram ao lado do senador Burton K. Wheeler, democrata de Montana (embora Montana nunca tenha sido mencionado como o estado de origem de Jefferson Smith no filme).

O senador Burton Wheeler era um dos muitos políticos que não gostaram da representação negativa da política de Washington, e deixou o teatro no meio da exibição do filme, furioso. Capra descreveu as consequências como "o pior ataque da minha vida profissional".

O filme foi proibido na Alemanha nazista, na Itália fascista e na Espanha falangista. Segundo Frank Capra o filme também foi dublado em alguns países europeus para alterar a mensagem para que ficasse em conformidade com a ideologia oficial. Na União Soviética, sob o governo de Josef Stálin o filme foi lançado para ampla distribuição em 8 de outubro de 1947.

“A Mulher Faz o Homem” foi Classificado em 5º lugar entre os 100 filmes mais inspiradores de todos os tempos pelo American Film Institute e por ser "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo” para a História do Cinema.

 

Ficha técnica

A Mulher Faz o Homem

Elenco: James Stewart, Jean Arthur, Claude Rains, Edward Arnold, Guy Kibbe, Thomas Mitchell, Eugene Pallette, Beulah Bondi, H.B. Warner, Harry Carey.

Roteiro: Sidney Buchman e Lewis R. Foster baseado numa história de Myles Connolly.

Música: Dimitri Tiomkin

Fotografia: Joseph Walker. Edição: Al Clark

Figurino: Robert Kalloch

Produção e Direção: Frank Capra

Um filme da Columbia Pictures de 1939 - Original em preto e branco

Gênero: Drama


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78