Por: A Tribuna
28/11/2023
15:11

Na segunda-feira, 4 de dezembro, a atração da sessão de cinema do Projeto Luz & Sombras é o filme “Love Story”. Um dos filmes mais românticos de 1970 com uma magnífica trilha sonora de Francis Lai. A exibição acontecerá no Auditório da Rádio Cultura FM, na Praça Pádua Salles – Centro, de Amparo, a partir das 19h30.

Sinopse

 “Love Story - Uma História de Amor “ (1970), de Arthur Hiller, levou milhares de românticos às filas dos cinemas e arrancou tantos suspiros e lágrimas que o roteirista Erich Segal adaptou o drama para um romance bestseller homônimo onde os atores Ryan O’Neal e Ali MacGraw interpretam o casal apaixonado mesmo com as diferenças de classes sociais  e a resistência familiar.

Prefixo dos Namorados

A trilha sonora virou uma espécie de prefixo dos namorados, servindo até mesmo para marcar os passos das noivas até o altar. A melodia emocional que sai das teclas do piano do músico Francis Lai anuncia, de partida, o tom que norteia "Love Story: Uma História de Amor". Lançado em 1970, o filme dirigido por Arthur Hiller e roteirizado por Erich Segal segue a intensa e sofrida relação entre Oliver (Ryan O'Neal) e Jenny (Ali MacGraw). Foi um dos primeiros filmes a arrecadar mais de U$ 100 milhões nas bilheterias e marcou época contando a história de um amor atingido por muitas adversidades.

Na época do lançamento de “Love Story” aconteceu também o lançamento do filme “Anônimo Veneziano” com música de Stelvio Cipriani. Houve então uma polêmica levantada em torno de que a música de Francis Lai seria plágio da música de Cipriani, mas nada ficou comprovado. E o fato não impediu que Francis Lai ganhasse o Óscar de melhor trilha pelo seu trabalho para o filme “Love Story”, cujo tema tocava nas emissoras de rádio em vários horários por dia, 7 dias por semana.

“Love Story” foi indicado a oito Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor para Arthur Hiller, Melhor Ator para Ryan O'Neal, Melhor Atriz para Ali McGraw, Melhor Ator Coadjuvante para John Marley e Melhor Roteiro para o autor Eric Segal, bem como Melhor Pontuação e melhor música para Francis Lai. A trilha sonora de Lai foi uma indicação merecida.

Calçada da Fama

Após trabalhar como modelo e estrelar alguns comerciais, Ali MacGraw estreou no cinema em um pequeno papel em “Entre o Desejo e a Morte “(A Lovely Way to Die, 1968). Depois, MacGraw estrelou “Paixão de Primavera “(Goodbye, Columbus, 1969). Por este trabalho a atriz ganhou um Globo de Ouro de atriz revelação. O estrelato veio com seu filme seguinte, “Love Story – Uma História de Amor” (1970). O papel da jovem Jenny no romance lhe valeu uma indicação ao Oscar e lhe deu outro Globo de Ouro por seu desempenho. O sucesso do filme fez de MacGraw uma estrela imediatamente, e ela foi convidada para colocar as mãos na Calçada da Fama, após ter atuado em apenas três filmes.

A atuação de Ali McGraw foi surpreendente e a maioria das adolescentes copiavam o penteado de McGraw: longo, reto e repartido ao meio. Algumas garotas loiras até pintaram o cabelo de castanho. As vendagens do livro superaram as expectativas. Mas apesar do sucesso inicial, ela só retornaria ao cinema em “Os Implacáveis “(The Getaway, 1972), de Sam Peckinpah.

Durante as filmagens, ela conheceu o ator Steve McQueen, com quem se casaria em 1973. Ela havia sido casada com o ator e produtor Robert Evans (pai de seu único filho), e casou-se com McQueen menos de um mês após se divorciar de Evans.

Após este filme Steve McQueen deu um tempo na carreira, e MacGraw também se afastou das telas como o marido. Ela retornou ao cinema quando se divorciou dele em 1978, atuando no filme “Comboio “(Convoy, 1978), novamente sobre a direção de Peckinpah. Seu filme seguinte foi “Amor em Jogo” (Players, 1979), onde ela fazia par romântico com o ator Dean Paul Martin, filho do também ator Dean Martin. Depois a atriz fez “Diga-me o que Você Quer” (Just Tell Me What You Want, 1980), do diretor Sidney Lume.

Ali MacGraw ainda co-estrelou “Ventos de Guerra “(1983) com Barry Morse que interpretou o papel de Jones (Inspetor Gerard) na série original de televisão “O Fugitivo “(1963). O filho de Ali McGraw Josh Evans também trabalhou com Stone, aparecendo em “Nascido a 4 de julho” (1989). 

“Love Story” de 1970 foi um dos mais românticos filmes já realizados e também o mais popular.

 

Serviço

Love Story – Uma História de Amor

Elenco: Ali MacGraw, Ryan O'Neal, John Marley, Ray Milland, Russell Nype, Katharine Balfour,

Sydney Walker, Robert Modica , Tommy Lee Jones.

Roteiro: Erich Segal baseado em seu livro “A História de Oliver”.

Música: Francis Lai

Diretor de Fotografia: Richard C. Kratina. Edição de Robert C. Jones 

Direção: Arthur Hiller.

Uma produção da Paramount Pictures de 1970

Gênero: Drama romântico


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78