Por: A Tribuna
09/01/2024
15:01

Na segunda-feira, 15 de janeiro, a atração da Sessão de Cinema do Projeto Luz & Sombras é o filme “Da Terra Nascem os Homens” com um formidável elenco de “lendas” do cinema como: Gregory Peck, Jean Simons, Charlton Heston, Carrol Baker e Chuck Connors. Uma magnífica peça cinematográfica dirigida por Willian Wyler. Um empolgante épico do Cinema. A exibição acontecerá no  Auditório da Rádio Cultura FM, na Praça Pádua Salles. Centro, a partir das 19h30.

Sinopse

O filme conta a história de James McKay (Gregory Peck, em ótima interpretação), um rico herdeiro de uma frota naval em Baltimore, que chega a uma cidade do Oeste para casar-se com a filha de um grande rancheiro, e acaba por dar por si no meio de uma guerra entre dois grandes proprietários de terra, enfrentar o capataz (Charlton Heston) que disputa a sua noiva, e ele apaixona-se por outra mulher.

Um elenco vigoroso

“Da Terra Nascem os Homens” é um faroeste de alto nível, dirigido pela mão segura de Wyler, com elenco vigoroso, trilha sonora e música excepcional de Jerome Moross. É um dos maiores faroestes clássicos de Hollywood. Em linha com seu título original, tudo nele é grandioso: diretor, elenco, locações, cenários, trilha sonora com enredos simultâneos. A primeira é a luta entre dois inimigos implacáveis, Charles Bickford e Burl Ives. O segundo é um triângulo romântico de quatro lados envolvendo Gregory Peck, Jean Simmons, Charlton Heston e Carroll Baker com Chuck Connors tentando entrar no meio deles para atrapalhar.

William Wyler dirigiu o filme com mão firme e seu interesse não diminui por um minuto em cada cena. Gregory Peck também foi coprodutor deste filme. Ele ajudou muito no elenco do filme, especificamente Burl Ives em sua atuação vencedora do Oscar como Rufus Hannessy.

Charlton Heston assumiu um papel que é anunciado em quarto lugar no elenco porque queria a oportunidade de trabalhar com William Wyler. Essa foi uma grande jogada de carreira porque Wyler e ele se deram tão bem que Wyler o contratou para o papel principal em seu próximo filme após a conclusão deste e ele acabou sendo Ben-Hur. Heston em suas memórias, conservador como se tornou, diz que também se deu muito bem com Gregory Peck.

Com cenas maravilhosas todos personagens são ofuscados pelas lindas paisagens em muitas cenas bem fotografadas.  Gregory Peck é a estrela principal neste cenário, a adorável Jean Simmons é uma heroína simpática e bela. Carrol Baker vive a filha poderosa papai com afeições perdidas. Chuck Connors se comporta como um jovem totalmente detestável. Já Chalton Heston saiu extremamente fortalecido neste filme que o consagrou como um ótimo ator. Ele está completamente confortável. E tirou o máximo proveito desse papel secundário. Charle Bickford foi o vencedor do Oscar em 1959 e junto a Burt Ives formam um grande par de adversários. Quando os dois aparecem em cena dominam e preenchem a tela.

Um dos maiores clássicos do Cinema

O diretor William Wyler odiou absolutamente a trilha sonora de Jerome Moross e insistiu em contratar outro compositor para refazer o trabalho. Mas o público da prévia ficou tão entusiasmado com a música, especialmente com o tema de abertura, que o astro e coprodutor Gregory Peck convenceu Wyler a recuar. Moross recebeu uma indicação ao Oscar e sua trilha sonora para este filme é hoje considerada uma das trilhas sonoras clássicas do faroeste.

Gregory Peck e William Wyler haviam se tornado amigos alguns anos antes e se deram bem durante a realização de Férias em Roma (1953) mas entraram em conflito diversas vezes durante as filmagens. Depois que Peck saiu do set um dia, após uma briga acirrada, Wyler disse à imprensa: "Eu não dirigiria Peck novamente por um milhão de dólares e você pode me citar sobre isso." Eles se reconciliaram três anos depois, mas, fiéis à palavra do diretor, Wyler e Peck nunca fizeram outro filme juntos.

“Da Terra Nascem os Homens” é um western majestoso com muito para admirar. Nos dias de hoje é muito difícil encontrarmos cineastas que produzam um faroeste de maneira tão elegante, com cenas memoráveis e com uma das maiores trilhas sonoras da história do cinema.

Realmente William Wyler trouxe ao mundo uma verdadeira obra-prima capaz de dar alento e dignidade ao western. Um alento que colocou o filme nas listas pessoais de cinéfilos como sendo um dos melhores westerns de todos os tempos.

 

Ficha técnica

Da Terra Nascem os Homens

Elenco: Gregory Peck, Jean Simmons, Carroll Baker, Charlton Heston, Burl Ives, Charles Bickford, Alfonso Bedoya, Chuck Connors, Chuck Hayward, Dorothy Adams, Chuck Roberson.

Roteiro: James R. Webb, Sy Barlett e Robert Wilder baseado no romance de Donald Hamilton.

Música: Jerome Moross          

Diretor de fotografia: Franz Planer. Edição: Robert Belcher e John Faure

Figurinos: Emile Santiago e Yvonne Wood al Pictures de 1958.

Direção: William Willer. Uma produção da Universal Pictures de 1958.

Gênero: Faroeste e romance.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78