Por: Fonte site Aventuras na História
26/07/2023
07:07

Um dos filmes mais aguardados do ano já pode ser conferido no Cine Estação em Amparo. Oppenheimer, megaprodução dirigida por Christopher Nolan, chega às telonas do Cine Estação na quinta-feira, 27 de julho. O filme, que tem duração de três horas, será exibido em sessão única, às 19h, na Sala 2 de segunda a domingo.

Mas, afinal, sobre o que o filme se trata? Quem foi a pessoa que inspirou a produção? Por que o nome de Oppenheimer é tão importante assim no contexto da Segunda Guerra Mundial?

Oppenheimer chegou aos cinemas brasileiros no último dia 20 de julho. O longa é dirigido por Christopher Nolan, conhecido por obras-primas como Interstelar (2014), A Origem (2010) e a trilogia Batman: Batman Begins (2005), Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

O filme é baseado no livro escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin chamado Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano, publicado no Brasil pela Intrínseca.

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945", diz a sinopse oficial.

Além de Murphy, conhecido por seu papel em Peaky Blinder, Oppenheimer ainda conta com um elenco de peso, com nomes como Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh e Robert Downey Jr., entre outros.

Para esclarecer algumas dúvidas, o site Aventuras na História responde cinco das muitas questões procuradas a respeito do físico norte-americano, que é considerado o 'pai da bomba atômica'.

 

1. Quem foi Oppenheimer?

Norte-americano de origem judaica alemã, Julius Robert Oppenheimer nasceu em 22 de abril de 1904 na cidade de Nova York, nos EUA. Oriundo de uma família abastada, seu pai se tornou um rico importador de tecidos após se mudar do Reino da Prússia para os Estados Unidos, Oppenheimer se interessou por química quando estava na escola.

Ele se formou na matéria em 1925, pela Universidade de Harvard. Depois, estudou física na Universidade de Cambridge e na Universidade de Göttingen, obtendo seu doutorado em 1927.

Com contribuições marcantes na área da física teórica, mecânica quântica e física nuclear, Julius Robert Oppenheimer foi recrutado para trabalhar no Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial.

O estudioso também fora nomeado diretor do Laboratório de Los Alamos, no Novo México, onde ficou encarregado do desenvolvimento da bomba atômica.


2. O que era o Projeto Manhattan?

A Segunda Guerra Mundial começou oficialmente no dia 1º de setembro de 1939, mas semanas antes, em 2 de agosto, o então presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt recebeu uma carta um tanto quanto preocupante.

A missiva foi escrita pelo físico húngaro Leó Szilárd e tinha assinatura de Albert Einstein. Assim, a carta Einstein-Szilárd, como o documento ficou conhecido, alertava que a Alemanha poderia estar desenvolvendo a bomba atômica e pedia para Roosevelt não deixar o 'inimigo' conseguir a tecnologia antes.

Os Estados Unidos só entraram de fato na Segunda Guerra em dezembro de 1941, após o ataque contra a base de Pearl Harbor. O Projeto Manhattan surgiu com o objetivo alertado por Einstein e Szilárd, em 13 de agosto de 1942.

 

3. Envolvimento com Hiroshima e Nagasaki?

Oppenheimer dedicava sua vida aos estudos dos processos energéticos das partículas subatômicas, mas a necessidade de largar à frente o fez ser convocado para liderar o Projeto Manhattan — onde passou a estudar o processo de separação de urânio-265 do urânio natural. Além de definir a massa crítica necessária para a fabricação da bomba.

J. Robert Oppenheimer também se envolveu em questões fundamentais sobre o projeto das bombas atômicas e esteve pessoalmente relacionado com as decisões sobre como elas seriam utilizadas.

No dia 16 de julho de 1945, a operação 'Trinity', realizada no deserto do Novo México, obteve sucesso nos testes de explosão da primeira bomba atômica da história. Apesar do sucesso, Oppenheimer demonstrou arrependimento:

Agora eu me tornei a Morte, o destruído de mundos", declarou.

Isso porque, apenas três semanas depois, entre os dias 6 e 9 de agosto, os Estados Unidos lançaram bombas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki — causando entre 150 mil e 250 mil mortes.


4. Como e quando morreu?

Após o remorso por sua criação, o físico norte-americano se tornou um defensor do controle atômico e demonstrava desaprovação pelo ato de seu país contra o Japão. Após deixar o Projeto Manhattan, Oppenheimer passou a ser perseguido pelo governo dos Estados Unidos e se tornou um Inimigo do Estado.

Investigado pelo FBI, foi acusado de ser um comunista, mas investigações posteriores revelaram que ele não tinha ligações com os soviéticos. Com a reputação arruinada, se mudou para as Ilhas Virgens.

Em 1965, foi diagnosticado com câncer na garganta quando já vivia em Princeton, em Nova Jersey. Fumante inveterado, Oppenheimer passou por tratamentos e até mesmo por quimioterapia, mas acabou entrando em coma em 15 de fevereiro de 1967. Ele faleceu apenas três dias depois, no dia 18, aos 62 anos. O corpo de Oppenheimer foi cremado e suas cinzas jogadas no mar por sua esposa, Kitty. (fonte site Aventuras na História)


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78