Na segunda-feira, 21 de agosto a atração da sessão de Cinema do Projeto Luz & Sombras é o filme “O Rolls-Royce Amarelo”. Uma deliciosa comédia sobre as aventuras de um Rolls-Royce dividido em três episódios, mostrando as diferentes aventuras de três proprietários do Rolls-Royce com um elenco de astros internacionais. Um clássico maravilhoso. A exibição acontecerá no auditório da Rádio Cultura Municipal FM, na Praça Pádua Salles, centro, a partir das 19h30.
Sinopse
Em três histórias diferentes e em tempos distantes, um luxuoso Rolls Royce amarelo testemunha histórias de amor e traições envolvidas pelos seus donos: um aristocrata Inglês enganado por sua esposa francesa, um gangster de Chicago, que passa as férias na Itália com sua noiva, e uma destemida milionária americana. A partir da aquisição do carro título, os personagens experimentam situações que influenciarão seus destinos decisivamente.
Elenco Internacional
O elenco conta com estrelas internacionais. A francesa Jeanne Moreau (1928-2017) interpreta uma aristocrata inglesa; Rex Harrison é o Marquês Charles Frinton, marido de Moreau. O egípcio Omar Sharif (1932-2015) interpreta um lutador pela liberdade da Iugoslavia; o francês Alain Delon interpreta um fotógrafo, a sueca Ingrid Bergman (1915-1982) interpreta uma grande dama sueca que se tornou cidadã norte-americana. George C. Scott vive a personagem de Paolo Maltese, um mafioso italiano. Shirley MacLaine interpreta Mae Jenkins a amante de Maltese que passa a ter um caso com o fotógrafo (Delon) que cruza seu caminho.
As filmagens aconteceram nos estúdios britânicos da MGM em Londres e em locações na Grã-Bretanha, na Itália e na Áustria. O filme de Anthony Asquith se tornou muito interessante por causa de sua construção, usando o carro como eixo para três histórias onde há combinações de personagens e situações muito diferentes. O Rolls- Royce é a estrela maior do filme, mas também há performances agradáveis do maravilhoso elenco. Os figurinos foram produzidos por Edith Head e Pierre Cardin.
O Rolls-Royce usado neste filme era um Phantom II Barker Sedanca de Ville 1931 azul claro, que os técnicos da MGM cobriram com vinte demãos de tinta amarela; algumas camadas de preto foram adicionadas ao topo do capô, ao teto e às asas.
História do Rolls Royce
Para entender a grandiosidade da marca, devemos fazer uma breve viagem histórica até o início do século XX. Em 15 de março de 1906, Henry Royce e Charles Stewart Rolls, fundaram a companhia de automóveis e aeronáutica, Rolls Royce.
Royce era um engenheiro mecânico dono de uma pequena oficina na Inglaterra e de um grande talento com motores. Rolls era um lorde britânico apaixonado por automobilismo, que já tinha uma montadora de veículos de alto padrão em Londres. Unindo essas duas forças, portanto, surgiu o que viria a ser uma marca de renome internacional, que em todos os aspectos remete à classe e sofisticação.
O primeiro carro da marca, o Silver Ghost, foi feito de maneira manual pelo mecânico fundador. Desde então, esse vem sendo o modo de fabricação aplicado em seus veículos. Essa característica tão única é um dos fatores que influencia o alto valor dos carros.
No entanto, para a época o diferencial do veículo não era a manufatura, mas o seu motor silencioso que, junto com a cor predominante, deu nome ao veículo, que na tradução para o português significa Fantasma Prateado.
Por fim, esse conjunto de atributos chamou atenção de estrelas de cinema e da realeza britânica. Logo, desde o primeiro carro, a Rolls Royce se consolidou como uma marca para a mais alta elite e figurou em muitos filmes.
O Espírito do Êxtase
O Espírito do Êxtase (Spirit of Ecstasy, em inglês) é o principal símbolo da Rolls-Royce, presente na extremidade do capô de todos os seus carros desde 1911. O êxtase é representado como uma estatueta feminina inclinada prestes a alçar voo.
Charles Stewart Rolls também tinha paixão por aviões, sendo o primeiro britânico a atravessar o Canal da Mancha em um avião, além de ser também o primeiro inglês a morrer num desastre aéreo em 1910, aos 32 anos. Já Henry Royce morreu em 1933, aos 70 anos.
Após a morte dos dois fundadores, a Rolls Royce continuou se expandindo, principalmente no ramo aéreo.
Já com grande presença no mercado e uma história ilustre, a Rolls Royce foi vendida pelo governo inglês, em 1980, para a empresa Vickers. 7 anos depois, essa mesma empresa também vendeu a marca para a Volkswagen. Mesmo com tantas idas e vindas, a Rolls Royce mantém intacto seu padrão de qualidade e de nobreza.
O filme “Rolls- Royce Amarelo” produzido em 1964 foi indicado a 2 categorias no BAFTA: melhor fotografia britânica em cores e melhor figurino britânico em cores; no Globo de Ouro, mais 2 nomeações: melhor partitura original e vencedor de melhor canção original. É um clássico maravilhoso que logo de entrada se inicia com a uma música em sinfonia muito marcante para aqueles bons tempos do cinema.
Ficha técnica
O Rolls- Royce Amarelo
Elenco: Ingrid Bergman, Rex Harrison, Shirley MacLaine, Jeanne Moreau, George C. Scott, Omar Sharif, Alain Delon, Art Carney, Joyce Grenfell, Edmund Purdom.
Roteiro Original: Terence Rattigan
Música: Riz Ortolani
Diretor de Fotografia: Jack Hildyard
Figurinos: Edith Head & Pierre Cardin
Direção: Anthony Asquith
Uma produção da Metro Goldyn Mayer de 1964
Gênero: Comédia dramática
Twittar | Compartilhar |