Por: A Tribuna
31/05/2023
08:05

Na segunda feira, 5 de junho, a atração da sessão de Cinema do Projeto Luz & Sombras é o filme “Meu Coração Canta”, um emocionante tributo à cantora Jane Froman com um elenco brilhante liderado pela grande atriz Susan Hayward em números musicais fantásticos orquestrados por Alfred Newman. Uma história real de garra e determinação. A exibição acontece no Auditório da Rádio Cultura de Amparo, na Praça Pádua Salles – Centro, a partir das 19h30.

Sinopse

Esta é a história de Jane Froman (Susan Haward), uma jovem de St. Louis que despontou no Rádio e se casou com Don Ross, que passou a gerenciar sua carreira. Já famosa e com o casamento em crise, Jane foi convidada a entreter as tropas durante a Segunda Guerra Mundial. O avião que a conduzia sofreu um acidente próximo a Lisboa, porém Jane sobreviveu. No hospital, ela conheceu John Burn (Roy Calhoun), um dos pilotos da aeronave, também sobrevivente. Eles iniciaram um romance, enquanto Jane lutava contra a invalidez e preparava o seu retorno à ribalta.

Acidente e homenagem

Com a eclosão da Segunda Guerra, muitos artistas foram “incentivados” a de uma maneira ou de outra ajudar sua pátria. A atriz Bette Davis criou uma cantina onde vários artistas serviam os soldados. Outros se apresentavam em shows. Jane partiu para a Europa para entretê-los. E durante a travessia, enquanto o avião sobrevoava o rio Tejo, caiu, matando 23 dos 38 tripulantes. Pouco tempo antes da tragédia, Jane tinha trocado de lugar com a também cantora Tamara Drasin, morta no acidente.

Jane ficou muito abalada pelo acontecimento e sentindo-se imensamente culpada. Mas esse não era o único de seus problemas. Foi um milagre que ela tenha sobrevivido àquele acidente de 22 de fevereiro de 1943, mas as sequelas ficariam para sempre em seu corpo e sua memória. No primeiro ano, a cantora foi submetida a 13 cirurgias em todo o corpo, sobretudo nos braços e perna. Os médicos temiam que uma de suas pernas fosse amputada. Nos próximos anos ela faria ao todo 39 intervenções que visavam minimizar suas dores.

Em 1945 ela estava parcialmente recuperada e passou a se apresentar de muletas para os soldados. O que muitos não sabem é que essa exaustiva provação só foi possível com a junção de fortes remédios e álcool. O vício foi posteriormente contornado, segundo a própria cantora.

Em 1979, Jane sofreu um acidente automobilístico que afetou profundamente seu estado físico. Ela jamais se recuperaria totalmente. 22 de abril de 1980, aos 73 anos, ela sofreu uma parada cardíaca em sua casa e veio a óbito.

O Estado do Missouri a reconheceu como uma de suas personalidades mais importantes de todos os tempos. O dia 25 de julho se tornou o dia de Jane Froman. O centenário de seu nascimento foi comemorado com muita festa, em 10 de novembro de 2007. Suas três estrelas permanecem vivas na calçada da fama em Hollywood.

A Twentieth Century-Fox originalmente teria Jeanne Crain como estrela neste filme, mas Jane Froman achou que Susan Hayward seria uma escolha melhor. As cenas onde Susan Hayward canta foram dubladas por Jane Froman. E ela foi consultora técnica do filme, mas não conseguiu ficar no set quando a equipe técnica filmava as cenas do acidente de avião.

Susan Hayward estava no seu melhor neste papel muito simpático interpretando a cantora Jane Froman. Susan fez um excelente trabalho ao combinar a voz de Jane com seus próprios movimentos e se parece muito com Froman na aparência física. É difícil perceber que não é realmente Susan cantando ela mesma. E a orquestra executando as músicas de fundo ricamente acompanham Susan Hayward e Jane Froman.

Os figurinos foram muito bem trabalhados por Charles Le Maire e são muito belos com cores vibrantes. David Wayne tem um desempenho sólido como empresário e marido de Froman. Foi um casamento feito de respeito/interesse mútuo e é assim retratado. O ângulo romântico vem na forma do personagem de Rory Calhoun, baseado no homem que Froman acabou se casando.

Rory Calhoun retrata realisticamente seu marido compositor menos talentoso, e há uma participação especial maravilhosa com Thelma Ritter como Clancy, a dura enfermeira pessoal de Froman que a ajuda a continuar, mesmo após seu trágico acidente. Há também uma bela atuação de Robert Wagner como um jovem veterano de guerra em estado de choque.

Apesar de seu pequeno papel neste filme, Robert Wagner começou a receber 3.000 cartas de fãs por semana no estúdio, convencendo o chefe Darryl F. Zanuck a começar a preparar Wagner para o estrelato.

Uma das melhores biografias musicais já filmadas            

“Meu Coração Canta “está entre os melhores musicais produzidos em Hollywood no século XX. Mas hoje a maioria das pessoas não sabe quem era Jane Froman. Mas este filme nos mostra o tipo de mulher que era.

E a voz e a vida de Jane Froman vivem na memória de todos que tiveram a sorte de tê-la conhecido e compartilhado muitas de suas atuações e daqueles que viram o filme e nunca o esquecerão.

A voz de Froman leva o espectador e o ouvinte de volta a uma época em que os corações das pessoas eram tocados e as letras das músicas eram lembradas, cantaroladas e cantadas muito depois de assistirem ao filme. A trilha sonora é extraordinária e é um deleite musical.

 

Ficha técnica

Meu Coração Canta

Elenco: Susan Hayward, Rory Calhoun, David Wayne, Thelma Ritter, Robert Wagner, Helen Westcott, Una Merkel.

Roteiro: Lamar Trotti baseado na biografia de Jane Froman.

Música: Alfred Newman           

Diretor de fotografia: Leon Shamroy. Edição: J. Watson Webb Jr.       

Figurino: Charles Le Maire      

Dirigido por Walter Lang

Uma produção de 1952 da Fox Filmes

Gênero: Biografia – Drama musical


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78