Por: A Tribuna
04/01/2023
09:01

Na segunda feira, 9 de janeiro, voltam á ser apresentado os grandes clássicos do cinema do Projeto Luz & Sombras. E o filme a ser exibido é “O Seresteiro de Acapulco” uma homenagem ao rei do rock Elvis Presley que se vivo estivesse completaria 88 anos no dia 8 de janeiro de 2023. A exibição acontecerá no Auditório da Rádio Cultura FM, na Praça Pádua Salles, Centro, de Amparo, a partir das 19h30. Lembram os promotores que no local, o uso de máscaras e obrigatório e não há cobrança de ingressos.

Sinopse

Neste filme, Elvis Presley (como Mike Windgren) interpreta um trapezista que perdeu a coragem, após perder o irmão num acidente durante uma apresentação de trapézio num circo e vai para Acapulco, no México, onde trabalha por um tempo em um iate de um homem rico. Até que um grupo de mariachis e um garoto engraxate o descobrem como cantor no bar El Torito's. Quando Mike perde seu emprego no Iate, é o garoto engraxate, chamado Raoul Almedo, quem o indica para trabalhar em um hotel de luxo em dupla função: de dia, como salva-vidas cobrindo a siesta do mergulhador e salva-vidas oficial do hotel, Moreno, e a noite como crooner de um grupo de mariachis.

Nesse ínterim, Mike se vê envolvido por uma toureira, Dolores Gómez, e uma assistente social do hotel, Marguerita Dauphin, esta também namorada do mergulhador Moreno. Um dia, Moreno descobre o porquê de Mike Windgren não conseguir saltar do trampolim mais alto, e o chama de covarde. Para provar que não é covarde, e ao mesmo tempo superar seu medo de altura causado pelo acidente, Mike salta do alto de um penhasco rochoso, conhecido como "La Perla".

Comentários

O filme completa 60 anos. Em 8 de janeiro de 1935, em Memphis, Estados Unidos, nascia Elvis Aaron Presley, o homem que viria a ser cultuado como o rei do rock. Elvis colecionou polêmicas e milhares de fãs ao redor do mundo. Até hoje é lembrado como um dos maiores nomes da história da música e também do Cinema (30 filmes).

E o “Seresteiro de Acapulco” completa 60 anos e foi o filme musical de maior bilheteria no ano de 1963. Este é o segundo filme de Úrsula Andress desde que ela foi estratosférica com sua aparição em “007 Contra o Satânico Dr”. No (1962) e também foi o primeiro filme a ser lançado nos EUA uma semana após o assassinato do presidente John F. Kennedy (22 de novembro).

O filme se beneficia de simpáticos cantores/dançarinos principais e um charmoso elenco de apoio, como: Elsa Cardenas, Alejandro Rey, o veterano Paul Lukas e o garotinho desconhecido Larry Domasin, que é muito simpático. E incluindo canções maravilhosas, momentos hilários e muita diversão.

Presley ao lado de Úrsula Andress, embora num enredo inconsistente, decola para números musicais espetaculares e canções cativantes.A atuação de Elvis é muito boa com uma boa história divertida e ele nos 95 minutos de filme proporciona ótimas interpretações musicais como sempre fez em filmes que atuou.

Canções maravilhosas

São várias canções e danças maravilhosas em dez números musicais ao longo da exibição. E o rei do rock se saiu muito bem cantando ás músicas “Diversão em Acapulco”; ”Vinho, dinheiro e amor”;“OTouro”;” Marguarita”;”Não há espaço para Rumba”;” Acho que vou gostar daqui”; “Você não pode dizer não em Acapulco”. E o grande sucesso deste filme foi "Bossa Nova Baby", que chegou ao número 8 na Billboard Hot 100, sendo uma das mais tocadas nas emissoras de rádio dos EUA.

 O filme tem o enredo usual e se desenrola exatamente como se espera, tornando-se divertido.  A interação entre Elvis e Larry Domasin, que interpretou o pequeno Raoul, foi incrível. Elvis tem um histórico muito bom e ele se dava muito bem com  as crianças em cenas.

Os valores de produção oscilam de cena para cena. Mas quase sempre há algo alegre nos filmes de Presley, e este não é diferente. Tem uma história bastante sólida com cenários maravilhosos, apesar de Elvis não ter filmado nenhuma cena em Acapulco e foi usado um dublê.

Fake News prejudicou Elvis

Elvis foi impedido de entrar no México por ter sido declarado "persona non grata" pelo governo mexicano devido a dois incidentes. O primeiro ocorreu no Cine Las Americas na capital mexicana onde aconteceu uma briga entre fãs de Elvis e opositores. A principal causa foram comentários feitos pelo próprio Elvis dizendo que ele se recusava a se apresentar ao vivo no México, pois achava o país desagradável como um todo e teria preferido "beijar três afro-americanos do que um único mexicano". Elvis não disse isso de fato, foi uma “fake news” que um político mexicano começou fez contra ele porque o Rei do Rock não quis fazer um show privado para sua filha e seus amigos no México. Elvis não disse isso e o boato virou fato e acabou prejudicando a imagem de Elvis perante os mexicanos.

Em sua primeira turnê nos Estados Unidos, os Beatles fizeram questão de ir ver o filme em um drive-in na Flórida.

Para quem ainda não viu, “O Seresteiro de Acapulco” é um daqueles filmes que podem surpreender. É carregado com boa música e um elenco que realmente funcionou muito bem em conjunto.

 

Ficha técnica

O Seresteiro de Acapulco

Elenco: Elvis Presley, Úrsula Andress, Elsa Cárdenas, Paul Lucas, Larry Domainsin, Alejandro Rey Robert Carricart, Teri Esperança .

Roteiro: Allan Weiss. Poduzido por Hal B. Wallis

Música: Joseph J. Lilley.  Fotografia: Daniel L. Fapp     .

Direção de arte: Hal Pereira e Walter H.Tyler   

Figurino: Edith Head

Dirigido por Richard Thorpe

Uma produção original da Paramount Pictures de 1963

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78