Por: A Tribuna
19/07/2023
08:07

O filme Barbie começa a ser exibido no Cine Estação na quinta-feira, 20 de julho. O filme está em cartaz em três horários na Sala 01 e em um horário na Sala 2.

Como marca, Barbie é uma das mais poderosas do planeta. É difícil achar quem nunca tenha ao menos ouvido falar na boneca que foi lançada em 1959 e, desde então, ganhou centenas de versões, profissões, roupas e acessórios – e, claro, foi vendida aos milhões. Por isso mesmo, a empreitada de levar às telas uma história da Barbie não era sem risco; mexer com uma marca que tem por trás uma grande corporação como a Mattel poderia esbarrar em um sem-número de restrições e vetos; felizmente, não é o caso do filme dirigido por Greta Gerwig e produzido/estrelado por Margot Robbie.

No roteiro hábil de Gerwig e seu parceiro Noah Baumbach, Barbie é, em seu cerne, uma aventura de amadurecimento que opõe a ingenuidade e a perfeição da Barbielândia – o local onde moram todas as Barbies (e os Kens) – aos conhecidíssimos problemas do sexismo no mundo real, no qual a Barbie de Robbie e o Ken de Ryan Gosling vão parar quando a boneca começa a “dar defeito”, como ter pensamentos intrusivos sobre a morte.

Falar de mortalidade e existencialismo pode soar deslocado para um filme-de-marca, mas não há nada nessa premissa que os dois roteiristas não encaixem de forma orgânica na trama, que segue caminhos tão inesperados quanto lógicos; os efeitos da interação Barbielândia-mundo real, afinal, fazem muito sentido, mas talvez não sejam o que o espectador espera – e que a Warner Bros. tenha conseguido manter a trama cheia de ideias de metalinguagem em relativo segredo em meio à massiva campanha de lançamento é um grande ganho.

Barbie tem comentários afiadíssimos e inteligentes sobre a dinâmica entre homens e mulheres ao longo dos tempos e também sobre como esses papéis sociais são vistos e problematizados hoje em dia. E o filme o faz com um grande coração: a história é genuinamente divertida, com um humor que passeia entre a acidez e a inocência, mas também emociona com a jornada existencial de seus protagonistas, reservando momentos tocantes e provocando reflexões, especialmente em sua reta final.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan