Por: A Tribuna
24/05/2023
08:05

Na segunda feira, 29 de maio, a atração da sessão de cinema do Projeto Luz & Sombras é o filme “A Mesa do Diabo” uma joia da tela com um roteiro inteligente e uma ótima atuação do elenco de protagonistas com a presença marcante de Steve McQueen e Edward G. Robinson em um tenso e dramático confronto numa mesa de jogo de pôquer. A exibição acontecerá no Auditório da Rádio Cultura FM da Estância de Amparo, na Praça Pádua Salles – Centro - a partir das 19h30.

Sinopse

Em Nova Orleans, o jovem Cincinnati Kid é um ambicioso e talentoso jogador de pôquer e arrisca tudo que pode nas suas jogadas, almejando a ascensão no mundo do baralho. Ele tem a sua maior oportunidade quando desafia Lancey Howard, ou "The Man" (Edward G.Robinson), um jogador de elite.

Adaptado do romance mais famoso de Richard Jessup, “A Mesa do Diabo” apresenta um panorama abrangente sobre a comunidade dos jogadores profissionais – isto é, aqueles que jogam para viver. No romance original a história é retratada durante a depressão econômica dos Estados Unidos na década de 30, mas no filme o roteiro sofreu mudanças e foi ambientado nos anos 60. Norman Jewison apostou em diálogos fluidos e na edição de um ritmo acelerado para movimentação da trama.

Envolvente e elenco fantástico

O elenco é muito bom. Steve McQueen é o personagem-título, um jovem jogador de Cincinatti ,um jogador muito talentoso, jovem e cativante, embora não seja exatamente um modelo de moralidade e que quer provar seu valor eliminando o veterano  do pôquer Lancey Howard (Edward G.Robinson) em um jogo administrado por Shooter (Karl Malden). Mas é Edward G. Robinson que recebe essa honra. Robinson era um ator fantástico e que raramente recebe suas dívidas quando se trata de decidir os maiores atores de todos os tempos. Neste filme ele adicionou grande credibilidade ao seu papel como o melhor jogador de pôquer e garantiu que a atmosfera ao  seu redor fosse de confiança e autoridade. E é assim que devia ser - ele era o cara.

A maravilhosa atriz Ann Margret vive a personagem Melba, uma trapaceira e ela é uma mulher decidida, sensual e independente, uma verdadeira femme- fatale, que causa impacto por onde passa. Bela e muito sexy, que  ela é casada com Shooter (Karl Malden) e tem um caso extraconjugal com o Garoto de Cincinatti ( McQueen). Certamente Ann Margret foi uma das atrizes mais atraentes de seu tempo, na verdade de todos os tempos. Ela é apresentada neste filme em toda a sua glória, beleza e simpatia. Sua sedução sobre McQueen no início do filme é incrivelmente sexy e interpretada de maneira brilhante. Ela foi uma atriz versátil e talentosa e neste filme definitivamente mostrou ter talento para atuar em qualquer tipo de filme.

A atriz Tuesday Weld interpreta a boa garota, a recatada garota do interior, Christian, submissa e muito apaixonada por McQueen  e embora não seja tão bonita quanto Ann Margret , ela também é bonita e também é uma atriz talentosa e  muito natural. Lancey Howard, ou "The Man" foi interpretado pelo excelente ator Edward G. Robinson. E ele interpreta um personagem intrigante, principalmente por conta do título que carrega. De condição financeira abastada, o homem de negócios tem grande paixão por pôquer, deixando admiradores e desafetos por onde passa.

O ótimo ator Karl Malden sempre sólido e seguro é o personagem mais desenvolvido do filme. Ele vive um armador dos jogos de pôquer. Rip Torn dá uma aula de atuação em ameaças dirigidas por diálogos bem elaborados, Torn é um vilão astuto e malévolo que tenta comprometer Karl Malden em sua busca por vingança contra Robinson.

Além dos papéis coadjuvantes óbvios, está um dos melhores coadjuvantes / personagens de todos os tempos, Jack Weston. Ele apareceu em muitos filmes nas décadas de 1960 e 1970, muitas vezes como uma pessoa que se mete demais com outras pessoas e em situações com as quais não consegue lidar. Neste filme, ele interpreta 'Pig', a primeira vítima de Edward G. Robinson no grande jogo de cartas. Pig acha que é um profissional, mas rapidamente é completamente destruído por Lancey, o homem mais esperto e habilidoso no jogo de cartas. O elenco de apoio é completado por Joane Blondell e Cab Calloway, dois grandes atores que também fizeram um bom trabalho.

Ambientação do filme

A ação do filme se passa em New Orleans, na década de 1960 com cenas que oferecem destaque para a comunidade negra e sua produção musical naquele momento. A cidade é chamada da terra do Jazz e as cenas filmadas por lá são lindas. Provavelmente a equipe deve ter passado bastante tempo lá. Há muitos números legais de jazz e uma atmosfera agradável do French Quarter. Nova Orleans foi formada por povos de diferentes culturas, como franceses, caribenhos, espanhóis, africanos, indígenas e latino-americanos, o que torna a cidade um dos grandes pólos multiculturais da América do Norte. Há também um bom uso do Jazz tradicional de Nova Orleans. A trilha sonora de Lalo Schifrin tem a faixa-título cantada pelo lendário Ray Charles. Lalo Schifrin é um mestre e a música de Ray Charles é simplesmente fantástica e se encaixa no cenário e clima do filme.

Norman Jewison nasceu aos 21 de julho de 1926, em Toronto, Ontário no Canadá e conta com 96 anos. Ficou conhecido por suas representações hábeis dos males sociais americanos.  Embora o filme “A Mesa do Diabo” seja considerado um clássico, o público não o conhece. O final é inusitado e imprevisível.

 

Ficha técnica

A Mesa do Diabo

Elenco: Steve McQueen, Ann Margret, Karl Malden, Edward G. Robinson, Karl Malden,Tuesday Weld, Rip Torn, Joan Blondell, Jack Weston   Jack Weston, Cab Calloway, Jeff Corey.

Roteiro: Ring Lardner Jr. e Terry Southern baseado no romance de Richard Jessup.

Música: Lalo Schifrin

Diretor de fotografia: Philip H. Lathrop. Edição de filme: Hal Ashby     

Direção: Norman Jewison e Sam Peckinpah

Uma produção da Warner Bros de 1965.

Gênero: Drama


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78