foto de Campanha do McDonald\\\'s valoriza a língua portuguesa
Lanchonetes da rede McDonald\\\'s, em algumas cidades do Brasil, ganharam a grafia \\
Por: A Tribuna
21/09/2019
07:00

A recente campanha da rede de lanchonetes McDonald's, em algumas cidades do Brasil, na qual algumas de suas lojas ganharam a grafia "Méqui", aponta uma inteligente forma de valorizar a cultura da língua portuguesa e aproximação com seus consumidores brasileiros. Para Carlos André, do Instituto Carlos André, centro de excelência em Língua Portuguesa, Assessoria em Português Jurídico e Preparatórios para Admissão à Carreira Diplomática, localizado em Goiânia, é importante valorizar a língua portuguesa, especialmente pelo marketing dos grandes comércios.

"Nos shoppings está tudo em inglês. "Sale", "Off", e muitos consumidores ficam constrangidos por não entenderem essas palavras. Inclusive existem contratos nos shoppings em que impedem de se colocar a palavra Promoção. Só se pode colocar termo em língua inglesa, e isso é muito grave." Explica o Professor Carlos André.

A campanha do McDonald's transforma a grafia da marca para Méqui, com acento gráfico "qui" e isso, segundo o professor, está de acordo com a gramática normativa da língua portuguesa. Optografia fonética que aproxima a forma como se fala dá forma como se escreve. A acentuação está corretíssima, pois é uma paroxítona terminada em "i" mesmo caso de "táxi", que tem o acento. Segundo a norma, também poderia ser "meque", mas em alguns locais do sul do país, alguns falariam "mequê". " Essa campanha aponta uma valorização da cultura brasileira, e que, seria de extrema importância, se as marcas como um todo olhassem para essa campanha, e repensassem em suas campanhas de marketing", diz Carlos André.

Ainda de acordo com o professor, o momento de discutir a preservação e o bom uso da língua portuguesa se torna ainda mais relevante agora. "Estamos muito próximos do bicentenário do Brasil, e precisamos cada vez mais nos reconhecer como povo brasileiro, unido pela língua portuguesa. O problema é que há uma tendência de uso excessivo e inconsciente da língua inglesa tirando a nossa brasilidade. É necessário enxergar que a língua é parte crucial da nossa cultura e, com isso, valorizá-la sempre," finaliza Carlos André.


    //ultimas noticias

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura