Por: A Tribuna
21/09/2023
10:09

O Grupo Villa Lobos de Teatro vai se apresentar de 3 a 8 de outubro do 14.º Festival Festival Mundial de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos”, a acontecer em Buenos Aires, Argentina, de 3 a 8 de outubro. O evento contará com a participação de 17 grupos de teatro de vários países, entre eles, Colômbia, Romênia, Uruguai e México. O grupo de Amparo vai apresentar a peça “Ouroboros” que junho último premiada no 13.º Festival Teatral Estudantil da cidade de Quadra (SP). O grupo recebeu a o prêmio 2.ª melhor cena. Ainda em junho, o mesmo grupo foi premiado como: Melhor direção (Adriano Lacerda e Lucas Tostes) e 2.º melhor espetáculo (coletivo) no 27.º Festival de Cenas Teatrais (Fescete, Santos SP), com “Domina Temporis”

A Oficina Villa Lobos de Teatro nasceu em agosto de 2015. Surgiu de uma parceria entre os professores Adriano Lacerda e Lucas Tostes. Tendo sido a proposta aprovada pela direção do Colégio Villa Lobos, deu-se início a uma oficina experimental, oferecida a estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Com a adesão e sucesso iniciais, o projeto se tornou uma oficina permanente, que vem realizando pesquisas, intervenções e apresentações cênicas na escola até o presente momento. 

“Vale destacar a premiação de melhor proposta pedagógica em lista de participação em festivais, índice do caráter colaborativo de nossos trabalhos, nos quais os adolescentes têm sempre participação efetiva ao longo dos processos que envolvem as montagens, desde as proposições cênicas até a composição de elenco, passando por figurino, maquiagem, datas, horários e decisões as mais diversas na rotina de ensaios e apresentações”, diz nota divulgada pelo grupo.

Mesmo ao longo do isolamento social por conta da pandemia de corona vírus, o grupo consegui se fortalecer seus vínculos por meio da Arte: “Mantivemos oficinas teatrais on-line com nossos/as adolescentes e fizemos a apresentação virtual ao vivo do espetáculo “Memórias de Alice”, no final de 2020. Desde dezembro de 2021, com todos os cuidados então necessários, voltamos às apresentações presenciais e, mais recentemente, às participações diversas em festivais nacionais. Tentamos um prestigiado festival internacional agora em 2023 e deu certo! Estamos a caminho da Argentina para representar o Brasil do Festival Mundial de Teatro Adolescente Vamos que Venimos!”, disse o professor Adriano Lacerda.

Sinopse

Na obra “Ouroboros”, representa-se, através da personificação de seus pensamentos, a angústia de alguém que sofre com a dependência emocional, no contexto de um relacionamento tóxico. As assim denominadas “Sombras” refletem um subconsciente melancólico que alimenta a oscilação entre letargia e euforia da dependente.

O fio condutor da história é simples: uma sessão terapêutica seguida de pequenos lapsos da memória de uma mulher que entra em “looping” emocional, demonstrando-se, assim, o vazio e a abstinência na ausência do outro. A manipulação é quase uma onipresença, a personagem principal não tem autonomia sobre suas ações e nenhum controle sobre suas emoções, a não ser quando canta.

A peça tem direção de Adriano Lacerda (Professor de Redação e Teatro, 39 anos) e Lucas Tostes (Professor de Matemática e Teatro, 31 anos). No elenco estão: Carolina Tasca (3º EM, 17 anos), Larissa Lima (3º EM, 17 anos), Pedro Urbano (3º EM, 18 anos) e Rafaela Baldo (estudante de Direito, 19 anos)


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78