Por: A Tribuna
26/09/2023
14:09

A 7ª edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco, um dos mais importantes do Estado de São Paulo, traz programação gratuita voltada para o público de todas as idades, o evento acontece de 5 a 8 de outubro, quinta-feira a domingo, na Estação da Mogiana, na Praça Pádua Salles.

Em 2023, o festival exalta como tema principal o protagonismo das mulheres na fotografia brasileira. Nomes como Nair Benedicto, Mônica Maia, Carmem Negrão, Dani Sandrini e Letícia Volpi confirmaram presença no evento. A programação completa está disponível no site www.amparoemfoco.com.br.

Nair Benedicto

Para traduzir a importância das mulheres fotógrafas, o Amparo em Foco confirmou a participação da paulista Nair Benedicto (1940). Ela é pioneira no país em dar voz às minorias, ao usar seu trabalho para abordar temas como preconceito e violência contra as mulheres, homossexuais e indígenas.

Delegada da UNICEF, entre 1988 e 1989, presa e torturada no período da ditadura, sua obra faz parte dos acervos dos museus de arte moderna do Rio de Janeiro (MAM) e de Nova York (MoMa). Nair Benedicto se dedicou na carreira na realização de documentários audiovisuais e fotográficos sobre as condições de vida de crianças e mulheres na América Latina, além de temas sociais e manifestações populares no Brasil. A fotógrafa e ativista fará uma roda de conversa, ao lado de Carmem Negrão, sobre “O protagonismo feminino na fotografia brasileira”, tema principal do evento. O bate-papo ocorre no sábado (7), às 20h, na Estação da Mogiana.

Oficinas e Palestras

Com o objetivo de exaltar o trabalho das mulheres no cenário nacional, o Festival Amparo em Foco traz como destaque as palestras “A construção de um projeto fotográfico: conversa sobre a exposição Terra Terreno Território” com a artista visual e fotógrafa Dani Sandrini, que será realizada na abertura do festival, na sexta-feira (6), às 20h. E no sábado (7), às 16h, acontece a palestra “Mulheres Luz”, com a curadora, editora e produtora cultural Mônica Maia.

Entre as oficinas do Festival Amparo em Foco 2023, uma das mais esperadas é a “Kombina com Foto”, do designer e fotógrafo profissional Felipe Colvara Teixeira. O projeto itinerante, montado em uma Kombi como sala de aula, utiliza a fotografia como instrumento para despertar uma maior consciência social e ambiental sobre questões que ocorrem diariamente em nossas vidas.

Na programação de sábado (7), o público poderá participar das atividades: “Fotografia artesanal: Antotipia e Fitotipia” com a artista visual Dani Sandrini; “Inteligência Artificial em processos de criaç ão”, com o artista visual William Kass; “Retrato - Faces Prateadas” positivo preto e branco em grande formato com o fotógrafo Antonio Neto.

Já no domingo (8), a programação traz “Cianotipia Criativa”, com Letícia Volpi, e a “Fotografia Analógica e Revelação, com Caffenol”, com os laboratoristas Mariana Guerra e Vitor Leite.
No sábado (7) e no domingo (8), às 11h, os fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano realizam a oficina “Retratos: Revelação em preto e branco por Inversão e produção de Monóculos”. No encerramento, no domingo (8), às 15h, será realizada a palestra “Apagamentos e Silenciamentos: ruídos e ecos na Fotografia” com o fotógrafo e mestre em Educação Guilherme Zullo.

Todas as oficinas são gratuitas e as pessoas serão recebidas por ordem de chegada, sem a necessidade de inscrição.

Exposições

Quem visitar o Festival Amparo em Foco poderá conferir exposições “Labirinto Feminino”, exclusiva com trabalhos de artistas mulheres e a exposição coletiva “Retratos”, com imagens de artistas de todo país, ambas produzidas através de convocatórias abertas ao público.

A premiada exposição “Terra-Terreno-Território”, de Dani Sandrini fará parte das ações expositivas do festival. Os visitantes também terão acesso à exposição “Toda Chuva Começa Com Um Pingo”, de Nair Benedicto. Suas imagens refletem a luta das mulheres pela não violência, contra o feminicídio, aos direitos iguais, além das ações de mulheres inovadoras.

A organização ainda traz uma exposição coletiva com artistas convidados como Antônio Neto, Daniela Lucheta, Guilherme Zullo, Leticia Volpi e William Kass.

Acessibilidade

Para essa edição, o evento contará com intérprete de Libras em todas as palestras da programação e terá audiodescrição, através de QR code, nas exposições coletivas “Labirinto Feminino” e “Retratos, dos processos históricos alternativos à inteligência artificial”, que estarão na Praça Pádua Salles.

Serviço
Festival de Fotografia Amparo em Foco 2023

Quando: 5 a 8 de outubro, quinta-feira a domingo

Formato: Presencial, quinta-feira a domingo

Local: Praça Pádua Salles e Estação Mogiana

Endereço: Praça Pádua Salles, s/n, centro, Amparo-SP

Entrada: Gratuita
Mais informações: www.amparoemfoco.com.br


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt