foto de 2ª Literatura de Cordel tem início no Mercado Cultural
A 2ª edição da mostra de Literatura de Cordel, promovido pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB)/Foto: Divulgação
Por: A Tribuna
17/09/2019
19:00

Começou nesta sexta-feira, 13, a 2ª edição da mostra de Literatura de Cordel, promovido pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maestro Fioravante Lugli, no Mercado Cultural, sede da Secretaria de Educação e Cultura. O evento permite que os estudantes do município tenham a oportunidade de mergulhar na cultura da Língua Portuguesa.

Literatura de cordel é um tipo de poema popular, oral e impressa em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. O nome de cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. Essa tradição se espalhou para o Nordeste do Brasil, onde o nome acabou sendo herdado. A literatura de cordel é escrita em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos.

Segundo Maria Inês Élero, diretora da escola, a ideia surgiu no ano passado através da coordenadora Adriana Camargo e este ano teve continuidade com a coordenadora Gláucia Felipi. A partir daí, durante o desenvolvimento do projeto, a equipe da escola encontrou o aposentado José Leandro Rodrigues, natural de Icó-CE, que migrou para Serra Negra em 1990. Cordelista desde os tempos em que vivia no Nordeste, ele contribuiu com o trabalho das professoras no desenvolvimento dos cordéis pelas crianças e também compareceu na abertura.

Sob orientação das professoras, que tiveram dedicação especial, os alunos recitaram suas criações.

 “Agradeço a toda equipe de funcionários e professoras da escola pela dedicação, em especial o Seu José, e parabenizo todos os alunos”, declarou a diretora. Cerca de 90 alunos do 2º ao 5ª anos dos períodos da manhã e da tarde do Ensino Fundamental participaram da atividade.

Os cordéis ficarão expostos no Mercado Cultural até a próxima sexta-feira, 20 de setembro.


    //ultimas noticias

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura