Por: Fonte: GB Edições
25/12/2022
18:00

Rosbife de Páscoa

Ingredientes: 1 peça de filé mignon pesando cerca de 2 quilos; 250 gramas de toucinho defumado em fatias finas; sal e pimenta-do-reino a gosto; 2 colheres (sopa) de manteiga; ½ xícara (chá) de vinho tipo Madeira; ½ xícara (chá) de água; ½ colher (sopa) de tomilho picado; ½ colher (chá) de salsa picada; ½ colher (sopa) de alecrim picado. Preparo: Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Envolva toda a peça com as fatias de toucinho defumado e amarre com um barbante para manter o formato. Pré-aqueça o forno a 180º. Numa panela, derreta a manteiga em fogo alto (cuide para não queimar a manteiga) e junte a carne, mexendo rapidamente e dourando por igual. Tire do fogo. Coloque a carne dourada numa assadeira, cubra com papel alumínio e asse durante 15 minutos. Na manteiga, na qual fritou o rosbife, junte o vinho e a água, misture bem. Acrescente as ervas. Retire o rosbife do forno, retire o barbante e as fatias de toucinho defumado. Regue o rosbife com metade do molho de ervas e asse por mais 15 minutos, regando sempre com o molho restante. Aumente a temperatura do forno para 220º e asse por mais 15 minutos, virando o rosbife regularmente para absorver todo o molho por igual e ficar tostado. Retire do forno e coloque numa travessa. Sirva a seguir. Dica: Se preferir use vinho tinto seco ou vinho do Porto.

 

Bacalhau Ao Forno Com Migas

Ingredientes: 1 litro de água; 500 ml de leite; 1 folha de louro; 6 dentes de alho descascados; 500 gramas de bacalhau em lascas dessalgado; 300 gramas de cebola cortada em fatias finas; 200 gramas de cenoura cortada em tiras finas; 500 gramas de batatas cortadas em rodelas; 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 100 gramas de pimentão cortado em cubos pequenos; 100 gramas de farinha de rosca grossa; salsinha picada a gosto. Preparo: Numa panela funda, junte a água, o leite, a folha de louro e o alho. Ferva. Junte as lascas de bacalhau, a cebola fatiada e a cenoura ao liquido fervente. Abaixe o fogo e cozinhe durante 5 minutos. Escorra e reserve o líquido separado do bacalhau. Volte o líquido à panela e cozinhe as rodelas de batatas. Escorra e reserve. Tempere o bacalhau cozido com sal a gosto e junte metade do azeite de oliva. Unte um refratário com azeite e cubra o fundo com rodelas de batatas. Coloque o bacalhau sobre as batatas. A seguir, coloque o pimentão picado sobre o bacalhau. Misture a salsinha com a farinha de rosca e salpique sobre o bacalhau e o pimentão. Regue com o restante do azeite e leve ao forno preaquecido (180º) e asse até ficar dourado. Sirva a seguir. 

 

Risoto de Bacalhau

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola pequena picada; 300 gramas de bacalhau cozido e desfiado grosseiramente; 2 tomates médios sem sementes picados; 1 pitada de açafrão em pó; 1 xícara (chá) de arroz arbóreo; ½ xícara (chá) de vinho branco; 2 1/2 xícaras (chá) de caldo do cozimento do bacalhau fervente; 2 colheres (sopa) de manteiga gelada; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino; 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado; azeitonas pretas inteiras a gosto. Preparo: Em uma panela, aqueça em fogo médio a manteiga, junte a cebola e doure levemente. Adicione a metade do bacalhau, o tomate e o açafrão e refogue por 2 minutos. Acrescente o arroz junte o vinho branco e cozinhe, mexendo de vez em quando, até evaporar o álcool. Adicione o caldo de bacalhau fervente aos poucos, mexendo depois de cada adição. Espere até que o caldo reduza e adicione mais caldo. Repita a operação até acabar o caldo e o arroz ficar “al dente”. Desligue o fogo e acrescente a manteiga gelada e o queijo parmesão, misture bem e junte o restante do bacalhau e o cheiro-verde. Mistura delicadamente. Decore com as azeitonas pretas inteiras e sirva a seguir. 

 

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes: 50 ml de azeite de oliva; 5 ml de molho de pimenta vermelha (opcional); 250 gramas de bacalhau; 500 gramas de batatas; 50 gramas de cebola picadinha; 1 colher (chá) de alho picado; 1 ovo; 2 gemas; 100 gramas de maionese; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Numa panela, cozinhe em água e sal as batatas inteiras e com a casca. Depois de cozidas, espere esfriar e retire a casca. Amasse as batatas e reserve. Cozinhe o bacalhau em água. Escorra, retire a pele e os espinhos do bacalhau, desfie e reserve. Faça um refogado com o azeite de oliva, a cebola e o alho. Junte o refogado às batatas amassadas. Em seguida, adicione o bacalhau desfiado, o ovo, as gemas e a salsa. Misture bem para incorporar todos os ingredientes. Acerte o sal. Molde os bolinhos e coloque-os numa travessa. Leve ao freezer durante 30 minutos. A seguir, frite em óleo quente e escorra em papel absorvente. Separadamente, tempere a maionese com o molho de pimenta (opcional) ou com pimenta-do-reino a gosto e sirva como acompanhamento dos bolinhos de bacalhau fritos. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot