Por: Fonte: Portal Terra
30/11/2022
18:30

Durante a temporada do calor, uma das bebidas mais consumidas é a água de coco, que é saborosa, refrescante e muito nutritiva. As altas temperaturas e a exposição solar exigem uma atenção redobrada em relação à hidratação do corpo.

"Em dias muito quentes, é natural que o corpo perca mais líquido, por isso, surge a necessidade de nos mantermos sempre hidratados", explica Fernanda Monteiro, nutricionista parceria da Campo Largo.

De acordo com a nutricionista, a hidratação não apenas repõe o líquido perdido como também oferece outros benefícios à saúde. "Ela ajuda na prevenção de diversas doenças, acelera o metabolismo, retira toxinas do corpo e cura até ressaca. Por isso, beber água é imprescindível para uma vida mais saudável", lista.

Quando o assunto é hidratação corporal, é claro que a água é indispensável. Porém, a água de coco é outra opção que, além de restabelecer os níveis de líquido no organismo, também é capaz contribuir para o nosso bem-estar.

"É uma bebida rica em vitaminas, minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes e age como isotônico natural. É uma ótima fonte de nutrição, saúde e energia", conta a parceira da Campo Largo.

Confira cinco motivos para você incluir a bebida na sua dieta, principalmente, durante a época mais quente do ano:

Ela hidrata

Fonte de sais minerais, como o potássio e o magnésio, a água de coco ajuda a repor o líquido do organismo e a nutri-lo. A bebida entrega tudo isso sem interferir no peso, uma vez que tem baixo teor calórico.

"A água de coco ajuda na reposição dos líquidos e é bastante indicada em casos de desidratação, seja por motivos de doença, como diarreias e vômitos, ou após a prática de exercícios", esclarece Fernanda. 

Melhora o funcionamento dos rins

Por ter 95% de água em seu conteúdo, esta bebida atua como um diurético natural. Por esse motivo, seu consumo frequente pode ajudar na prevenção de infecção urinária e de formação de pedras nos rins. A água de coco também auxilia na extinção de toxinas no organismo, estimulando o funcionamento dos rins.

"Quanto mais urina produzida, maior a eliminação dos pequenos cristais que podem dar origem a pedra nos rins, prevenindo os cálculos renais", diz a nutricionista.

Ajuda na redução do cansaço e do estresse

Quando ocorre desidratação, as atividades cerebrais ficam afetadas, o que gera cansaço e fadiga. "O potássio e o magnésio presentes na bebida auxiliam na redução do cansaço e do estresse. Por reidratar o corpo, a água de coco aumenta a energia e auxilia no relaxamento muscular", conta Fernanda Monteiro.

Fortalece a imunidade

A água de coco é uma aliada para o fortalecimento do sistema imunológico, especialmente, pelo fato de ser repleta de vitaminas, minerais e aminoácidos.

"Por ser rica em vitamina C, a água de coco fortalece o sistema imunológico, evitando que doenças virais sejam contraídas com mais facilidade", fala a nutricionista.

Ajuda na ressaca

Exagerou no álcool? A água de coco pode te ajudar. Segundo a especialista, a bebida pode promover a reposição do líquido perdido e amenizar os incômodos.

"Consumir bebida alcoólica faz com que percamos a água do corpo através da urina, o que pode causar a desidratação, resultando em sintomas, como dor de cabeça, fadiga, mal-estar, tontura, náuseas e sede", explica Fernanda.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura