Por: A Tribuna
13/05/2021
20:05

Ovos Benedict

Ingredientes: 4 ovos; 1 copo de água; 1 colher (sopa) de vinagre branco; 1 colher (café) de sal; 3 colheres (sopa) de água; suco de meio limão; 3 gemas;  5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 1 colher (chá) de mostarda; 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco; 4 fatias de pão de fôrma; 4 fatias de presunto ou peito de peru; sal a gosto; queijo tipo Parmesão ralado a gosto; salsinha a gosto (opcional). Preparo: Torre as fatias de pão e reserve. Numa frigideira, coloque o copo de água, o vinagre e o sal. Quando começar a borbulhar (sem ferver), quebre os ovos, um a um, e coloque delicadamente na água. Cozinhe durante cinco minutos. Depois de cozidos, retire os ovos da água e coloque-os numa peneira, mantendo-os aquecidos.  Numa tigela, em banho-maria, coloque 3 colheres (sopa) de água, o suco de limão, as gemas, sal a gosto, a manteiga ou a margarina. Mexa até as gemas de desmancharem por igual. Cozinhe até a manteiga ou margarina derreter, junte a mostarda e o creme de leite. Misture bem e reserve. Montagem: Em pratos individuais, coloque a fatia de pão torrado, disponha sobre as fatias o presunto ou peito de peru. Depois, coloque os ovos cozidos e bem escorridos. Regue fartamente com o molho de gemas. Finalize com queijo ralado e salsinha picada (opcional). Se quiser, use queijo tipo Mussarela ralado.  

Minestrone

Ingredientes: 100 gramas de feijão carioquinha; 5 tomates;  3 abobrinhas médias; 2 berinjelas; meio repolho médio cortado em pedaços médios; 15 gramas de funghi secchi; 80 gramas de macarrão; 1 cebola grande inteira; 2 dentes de alho picados; 1 colher (sopa) de azeite; sal a gosto; queijo tipo Parmesão ralado para acompanhar. Preparo: Lave bem e corte os legumes em pedaços do mesmo tamanho. Tire a pele e as sementes dos tomates e pique-os em pedaços médios. Deixe o funghi secchi de molho em água quente durante 15 minutos, passado este tempo, escorra e reserve. Numa panela grande, refogue ligeiramente o alho no azeite. Junte dois litros de água fria, a cebola inteira e o feijão. Deixe cozinhar, sempre cuidando para que não falte água. Se for necessário repor, acrescente sempre água quente. Quando o feijão começar a amolecer, junte os legumes, o tomate, o funghi secchi e sal a gosto. Verifique a água, deve cobrir os legumes. Cozinhe até que tudo esteja amolecido. Junte o macarrão e cozinhe até que amoleça. O ideal é que o macarrão fique “al dente”. Sirva quente, acompanhado de queijo ralado e torradas. Variação: Se quiser, junte um pedaço de carne de boi ao feijão, logo quando iniciar o preparo. Para incrementar ao sabor, quando o Minestrone estiver pronto, acrescente manjericão e cheiro verde picadinho. Dica: Use macarrão tipo “grano duro”. O sabor e o charme do Minestrone é cozinhar o feijão mais lentamente e juntamente com os legumes. Fica bem mais saboroso. Se cozinhar o feijão na panela de pressão, não terá o mesmo gosto. Também podem ser acrescentados outros legumes, tais como cenoura e vagem. O macarrão pode ser substituído por arroz cru.

Canjica com Linguiça

Ingredientes: 1 xícara (chá) de canjica branca; 2 xícaras (chá) de leite; ½ colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de salsinha picada; sal e alho a gosto; pimenta-do-reino a gosto; caldo de legumes; 400 gramas de linguiça toscana cortada em rodelas; 2 cebolas médias cortadas em rodelas; 100 gramas de bacon cortados em cubinhos pequenos. Preparo: Coloque a canjica de molho em água e deixe de um dia para o outro. Escorra bem a canjica, coloque na panela de pressão, cubra com o caldo de legumes, adicione o leite e tempere com sal e pimenta. Cozinhe durante aproximadamente 40 minutos, ou até que os grãos estejam macios. Reserve. Numa panela, refogue o alho e a cebola, junte o bacon, refogue mais um pouco e acrescente a linguiça picada. Refogue mexendo sempre até que a linguiça esteja cozinha. Regue a canjica cozida com azeite e sirva acompanhado do refogado de linguiça e bacon. Sirva quente.

Taça de Goiaba

Ingredientes: 1 ½ quilo de goiabas maduras; 200 ml de água; 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite. Preparo: Descasque as goiabas, tire as sementes, corte e leve ao fogo com a água, até ferver. Retire do fogo, espere esfriar, bata no liquidificador, passe por uma peneira e despeje numa tigela. A seguir, junte o leite condensado e o creme de leite. Misture bem. Distribua em taças individuais e leve para gelar de um dia para o outro. Decore com folhas de hortelã no momento de servir.

Mousse Fácil de Morangos

Ingredientes: 200 gramas de morangos; 1 lata de leite condensado; 1 pacote de gelatina sabor Morango. Preparo: Lave bem os morangos, retire os cabinhos e reserve. Prepare a gelatina dissolvendo o conteúdo em 250 ml de água fervente. No liquidificador, bata a gelatina dissolvida e fria, o leite condensado e os morangos. Coloque numa tigela e leve à geladeira por cerca de 6 horas. No momento de servir, decore com morangos inteiros.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura