Na última semana as equipes da Mogiana Produções Culturais e Renovarte Produção Cultural deram início ao Projeto Ladeira das Artes, de revitalização da escadaria “João Aredes de Carvalho”, o popular “escadão”, localizado atrás da Catedral Nossa Senhora do Amparo. O projeto, aprovado pelo Conselho de defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – Condephaat e com o apoio da Prefeitura Municipal de Amparo, está sendo viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e conta com o patrocínio da Rousselot e Peptan.
Ladeira das Artes
Inspirado em escadarias do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Francisco (EUA), a ideia é revitalizar o escadão, com intervenções artísticas, transformando o local em um novo espaço de lazer e cultura. De acordo com fotógrafo e produtor cultural Reginaldo Leme, idealizador e gerente do projeto, “a ideia é transformar o espaço em uma verdadeira obra de arte a céu aberto, além de resgatar aspectos simbólicos e históricos da cidade e valorizar as construções próximas ao escadão”.
O projeto de revitalização vai contar com aplicação de peças exclusivas em cerâmica nos espelhos das escadas, pinturas em grafite no muro da lateral direita, nova iluminação sustentável, além de um guia informativo sobre os pontos históricos e uma série de apresentações de dança, música, teatro e outras atividades culturais. O projeto irá ainda homenagear grandes amparenses que marcaram história no Brasil como como o próprio João Ares, que dá nome ao escadão, e mais Franco da Rocha, Prestes Maia, Cleo de Verberena, João Jorge, Rômulo Argentièri entre outros.
Além de Reginaldo Leme, o projeto ainda conta com a arquiteta Cibele Matheus, os ceramistas Rosana Souza e Adilson Simim, o artista plástico Leonardo Dogh e diversos outros profissionais.
Participação
O projeto abriu um espaço para que artistas enviem fotos de Amparo, detalhes de arquitetura, da área rural, desenhos e textos que serão escolhidos para serem aplicados nas escadarias. Os interessados devem enviar o material até o dia 30 de agosto, para o mogianaproducoes@gmail.com, com nome completo e telefone. Uma equipe de profissionais irá selecionar as melhores ideias para serem aplicadas nas escadarias. A organização do projeto já disponibilizou o site www.ladeiradasartes.com.br para mais informações.
Twittar | Compartilhar |