Por:
28/11/2022
13:00

Foi sancionada pela Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, na última quinta-feira, 24 de novembro, a nova lei de incentivo à cultura, Lei Complementar nº 955 de 22 de novembro de 2022. Com a lei, a municipalidade deverá ter, anualmente, item próprio no orçamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para investir em projetos e ações culturais pelos fazedores de cultura e coletivos artísticos e/ou culturais de Bragança Paulista.

A nova legislação, que revoga a Lei Nº55, apoiará a manutenção e a criação de projetos de trabalho de produção cultural, bem como ações culturais, visando ao desenvolvimento local e à ampliação do acesso comunitário do cidadão ao direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade.

O incentivo financeiro será concedido a várias manifestações artísticas e culturais, como teatro e manifestações de palco; dança e expressões corporais; arte circense; artesanato; artes plásticas, gráficas, visuais e design; música e sonoridade; cinema, fotografia e vídeo; cultura e manifestações afro-brasileiras; cultura de matriz africana; cultura lgbtqia+; cultura popular ou tradicional; museologia, patrimônio material, imaterial e/ou histórico; cultura urbana; literatura e leitura; projetos especiais: pesquisa e documentação, primeiras obras, experimentações, publicações, cursos, viagens, resgate de modos tradicionais de produção, desenvolvimento de novas tecnologias para as artes e para a cultura e preservação da diversidade cultural.

“Mais uma ação em prol da área cultural foi executada com êxito. Sancionei na quinta-feira a reformulação da Lei de Incentivo à Cultura, uma das metas do nosso Plano de Governo e do Plano Municipal de Cultura. A nova legislação facilitará a obtenção de recursos, assim como elevará a cultura bragantina a um outro patamar. Fico muito honrado em propiciar iniciativas que contribuirão com o desenvolvimento cultural, econômico e social de nossa querida Bragança Paulista”, comemorou o Prefeito Municipal Prof. Amauri Sodré.

A Secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, explica como os profissionais da cadeia produtiva cultural poderão usufruir dos recursos previstos na lei. “Com a reformulação, mais fazedores de cultura terão acesso ao recurso instituído pela legislação, sendo muito mais eficaz que a anterior, que trabalhava com incentivo através de captação, ou seja, o proponente, após aprovação de seu projeto, tinha que fazer a captação do recurso. Agora não será necessário captar os recursos, basta elaborar a proposta, seguindo as especificações da lei, e inscrever seu projeto nos respectivos editais de incentivo financeiro”, explica.

Segundo o texto da lei, o recurso destinado anualmente aos editais tem como base o valor R$ 600 mil, já programado no orçamento de 2022 da Secretaria de Cultura e Turismo, e deve ser atualizado conforme os reajustes financeiros do orçamento. Para receber o incentivo serão selecionados, através de editais elaborados pela Secretaria de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Política Cultural, projetos de pessoas físicas ou jurídicas, por premiação e com recurso próprio. Também deverão ser assegurados mecanismos de estímulo à participação e ao protagonismo de minorias, como mulheres, negros, pessoas do segmento LGBTQIA+, pessoas com deficiência e de outras minorias.

A Lei Complementar nº955 foi publicada no dia 24 de novembro, na edição Nº 1435 da Imprensa Oficial Municipal, disponível em: https://www.braganca.sp.gov.br/secretarias-municipais/cultura-e-turismo/lei-de-incentivo-a-cultura-formulario.  


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt