Por: Marcelo Henrique
02/02/2022
18:02

Faleceu hoje, 02 de fevereiro, quarta-feira, em Campinas/SP, aos 102 anos, meu amigo dr. Rubem Costa, professor, advogado e escritor.

Residente em Campinas há décadas, dr. Rubem Costa cultivou muitos amigos em Amparo – e tenho para mim que possivelmente eu tenha sido o mais jovem deles. Explico: seus vínculos afetivos com Amparo remontam à década de 40 do século XX, quando, após haver iniciado sua carreira de educador, em 1943, no antigo Ginásio do Estado de Amparo e na Escola Normal Nossa Senhora do Amparo, foi diretor de escola em Serra Negra, Pedreira, Monte Alegre do Sul, Espírito Santo do Pinhal, Santa Bárbara d'Oeste e Campinas, entre outros municípios, e, depois, já na década de 50, inspetor de Ensino Secundário, com sede em Itu, Amparo e Mogi Mirim, bem como inspetor regional de Ensino Secundário e Normal com sede em Campinas (de 1962 a 1969) e, por fim, primeiro diretor da Divisão Regional de Campinas (de 1969 a 1975).

Para que se tenha ideia, todos os seus ex-alunos de Amparo ainda vivos já passaram dos 80 anos de idade.

Conhecemo-nos em Campinas, sua terra natal, na década de 90; fomos apresentados por amigos em comum. Reencontramo-nos por diversas vezes, em Campinas e em Amparo. Inclusive, quando promovi a Noite de Autógrafos do meu mais recente livro, "Canção para todas as dores", em dezembro de 2019, o já centenário Rubem Costa me prometeu vir se conseguisse alguém que pudesse trazê-lo, o que infelizmente não aconteceu.

Em 22 de abril de 2021, conversamos pela última vez, por telefone, no início da noite, pelo transcurso de seus 102 anos de vida. A voz fraca, o corpo fraco (segundo ele próprio me disse), mas plenamente lúcido. Matamos um pouco de nossa imensa saudade!

Sócio fundador e emérito do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, ex-presidente e membro emérito da Academia Campinense de Letras (ACL), bem como cofundador da Academia Campineira de Letras e Artes, sócio fundador do Rotary Clube de Amparo, sócio fundador e primeiro presidente do Lions Clube Guanabara, de Campinas, dr. Rubem Costa, figura humaníssima, além de um escritor talentoso e vibrante, era o último remanescente dentre os cofundadores do Rotary Club de Amparo.

Segundo a senhora Maria Elisabete Costa Grinaboldi, filha do dr. Rubem Costa, seu pai, acometido de pneumonia, foi intubado no último sábado, 29/01. Antes, porém, plenamente lúcido, ele agradeceu a Deus pelo dom da vida.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan