Por: A Tribuna
21/06/2023
08:06

Na segunda feira, 26 de junho, a atração da sessão de cinema do Projeto Luz & Sombras é o filme “Matar ou Morrer” com Gary Cooper interpretando um homem da lei que se dispõe a defender sozinho uma cidade de habitantes covardes contra uma gangue de criminosos. Este filme marca também a presença da atriz Grace Kelly em seu primeiro papel principal em um filme. A exibição acontecerá no Auditório da Rádio Cultura Municipal da Estância de Amparo, na Praça Pádua Salles, Centro de Amparo, a partir das 19h30.

Sinopse

O filme conta a história de Will Kane (Gary Cooper) xerife de uma cidade que enfrenta probabilidades impossíveis. No dia de seu casamento com Amy (Grace Kelly) e simultânea aposentadoria do cargo de Xerife, Will Kane recebe um telegrama avisando que o criminoso Frank Miller (Ian MacDonald) havia sido solto da prisão. Agora ele está vindo para a cidade no trem do meio-dia para matar Kane, como prometeu no julgamento. Kane prendeu Frank cinco anos atrás e ele foi enviado ao Norte para ser enforcado.

No entanto, ele foi condenado à prisão perpétua e, por algum motivo inexplicável, Frank foi perdoado e libertado. Três outros homens armados estão na estação esperando por Frank. Tendo menos de uma hora e meia para organizar sua defesa, Kane tenta organizar um pelotão, mas vê todos os cidadãos se voltarem para ele, de forma covarde, e ele fica sozinho contra os assassinos.

Western tenso e cheio de suspense

“Matar ou Morrer” funciona por causa de seu roteiro bem escrito, seu ritmo acelerado e tensão crepitante. Pioneiro na abordagem revisionista da mitologia do gênero faroeste é um dos maiores filmes do gênero. O roteiro impecável de Carl Foreman e a atuação de Gary Cooper são alguns dos muitos pontos altos desta obra tensa e inesquecível.

Fred Zinneman e o diretor de fotografia Floyd Crosby dedicaram muito cuidado ao visual do filme desde a primeira visão de Lee Van Cleef no início do filme como uma sombra sinistra no horizonte até os cortes climáticos que parecem acelerar a chegada do trem fatídico, até o confronto final. Este é um filme que fala por meio de imagens.

Um herói típico americano

Gary Cooper encarnou o herói americano. Ele era um ator que não errava, como prova em sua interpretação do Xerife Kane. Em 1951, após 25 anos no show business, a reputação profissional de Gary Cooper estava em declínio e ele foi retirado da lista do "Motion Picture Herald" dos dez maiores artistas de bilheteria. No ano seguinte, voltou em grande, aos 51 anos, com este filme.

Houve alguma dúvida quanto à escalação de Gary Cooper, já que ele tinha 50 anos e Grace Kelly interpretando sua esposa, tinha apenas 21, apesar de isso ser bastante comum para o período em que este filme foi ambientado. Will Kane deveria ter apenas 30 anos. Mas o resultado foi surpreendente.

Gary Cooper (nascido Frank James Cooper; Helena, 7 de maio de 1901 – Los Angeles, 13 de maio de 1961) foi um ator norte-americano duas vezes vencedor do prêmio Oscar de melhor ator. Sua carreira durou desde a década de 1920 até o ano de sua morte em 1961 tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido por seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.

Grace Kelly em Cena

Grace Kelly era uma figura tão elegante que é difícil imaginar que ela estaria presente neste filme. Ela casou-se em 19 de abril de 1956 com o príncipe Rainier. O casamento fez com que deixasse a carreira de atriz para assumir o posto de princesa de Monaco. Recebeu um convite de Alfred Hitchcock para estrelar "Marnie - Confissão de uma Ladra" (1954). Grace Kelly queria aceitar o convite, mas foi dissuadida da ideia pela nobreza do Principado de Monaco.

Seus filmes foram proibidos de serem exibidos em Monaco, por ordem do príncipe Rainier. Ela faleceu em um acidente automobilístico. Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6329 Hollywood Boulevard.

Narração em tempo real

O tema musical de “Matar ou Morrer” de Dimitri Tiomkin e Ned Washington cantada às vezes durante o filme por Tex Ritter, foi a vencedora do Oscar em 1952. No entanto, fez muito sucesso e alcançou status clássico na voz de Frankie Laine.

Além de ser revolucionário em sua maneira de tratar a mitologia do faroeste americano, o filme de Zinnemann também provocou impacto por sua execução. Desde o momento em que Will Kane sabe da iminente chegada de Miller, o espectador é colocado junto dos personagens do filme na angústia do tempo que falta para o meio-dia. A maioria do filme se desenrola, a partir daí, em tempo real. Por meio de takes de relógios, constantemente somos lembrados de que, em breve, o trem chegará. E o relógio marca exatamente a duração do filme.

Não há corte no tempo desde o momento em que o xerife Will Kane está se casando com Amy Fowler e os três bandidos atravessam a cidade a cavalo, rumo à estação ferroviária, onde vão esperar a chegada de Frank Miller no trem do meio-dia até o desenrolar final com muito suspense.

A narração é ajustada sendo desenvolvida aproximadamente em 85 minutos de extraordinário cinema, onde acompanhamos a busca desesperada de Will Kane por auxiliares que possam enfrentar com ele os quatro bandidos que estão lá para matá-lo. E a hora fatal vai se aproximando enquanto a música tema, a balada “Não me abandone, Oh My Darling” insiste em frisar os acontecimentos que sucedem. E notavelmente muito bem organizado em sua edição não se perde um único segundo e a tensão é construída de forma admirável.

Um filme Cult

Gary Cooper foi premiado com o Oscar de melhor ator (foi o segundo em sua notável carreira). Recebeu ainda um Oscar pela Edição (Elmo Williams) e também pela canção tema de Ned Washington, Dimitri Tiomkin, cantada pelo cantor Tex Ritter, incluindo a melhor montagem.

Em 1980 o cineasta Jerry Jameson dirigiu um remake com Lee Majors e David Carradine e em 2000 Rod Hardy fez outro com Tom Skerrit. Mas nenhum destes remakes superaram o original de 1952. O American Film Institute elegeu” Matar Ou Morrer” o 27º melhor filme da história de Hollywood, sendo o 2º melhor western, atrás apenas de “Rastros de Ódio “de 1956.

É um filme polêmico, iconoclasta e exímio em sua execução, mas é considerado um dos maiores nomes de um gênero cultuado por todo o mundo, e seu impacto e influência são sentidos até hoje e mesmo passados setenta e um anos do seu lançamento nos cinemas, “Matar ou Morrer “é uma obra-prima que não perde nada com o passar do tempo, nem com as sucessivas revisões.

 

Ficha técnica

Matar ou Morrer

Elenco:  Gary Cooper, Grace Kelly, Katy Jurado, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Otto Kruger, Lee Van Cleef.

Roteiro: Carl Foreman. Baseado na história de John W. Cunningham

Música: Dimitri Tiomkin. Letra da canção por Ned Washington

Direção: Fred Zinnemann

Uma Produção Stanley Kramer Productions do ano de 1952. Distribuição Paramount Pictures.

Gênero: Drama e faroeste.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78