A 6ª edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco irá realizar o lançamento do livro “Cleo de Verberena e O Mystério do Dominó Preto”, escrito por Marcella Grecco, e uma roda de conversa com a autora e todos os presentes na sessão. O lançamento vai acontecer na noite de 10 de abril, a partir das 19h30, no auditório do Cine Foto Clube de Amparo, que fica na Rua Treze de Maio, 35, no centro da cidade.
O livro escrito por Marcella Grecco aborda a trajetória de Jacyra Martins da Silveira, que nasceu em Amparo, em 1904, e ficou conhecida como Cleo de Verberena, a primeira mulher a produzir e dirigir um filme no Brasil. Cleo de Verberena fundou em São Paulo, junto de seu marido Cesar Melani, a EPICA-FILM, companhia através da qual dirigiu e protagonizou seu primeiro e único filme, o longa metragem silencioso O Mysterio do Dominó Preto (1931). Este livro se trata da primeira obra destinada à diretora pioneira, resultado de pesquisas em fontes primárias como revistas e jornais da época, buscas em acervos e conversas com familiares.
Marcella Grecco
A autora do livro, Marcella Grecco, é Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). No ano 2018, foi contemplada com bolsa de doutorado sanduíche e permaneceu um semestre na Columbia University, em Nova Yorque, período em que integrou o Women Film Pioneers Project. Marcella ainda é mestre em Multimeios, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduada em Jornalismo Cultural pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Entre 2015 e 2018, foi professora no curso de Produção Audio-visual do Centro Universitário UniMetrocamp, em Campinas. Atualmente desenvolve pesquisa na área de cinema silencioso.
Twittar | Compartilhar |