Por: Jornal A Tribuna
09/02/2023
18:02

A Prefeitura de Jaguariúna vai inaugurar neste domingo, dia 12 de fevereiro, às 10h, o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna, o primeiro do gênero na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O espaço, localizado na Estação de Guedes, patrimônio histórico do município, abriga uma exposição permanente sobre os costumes e a tradição caipiras, desde a linguagem e culinária típicas, até a música e o folclore, e reforça o compromisso de Jaguariúna de preservar e manter suas tradições e raízes.

O projeto de criação e instalação do Centro de Cultura Caipira foi desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna e levou cerca de um ano para ser executado, sob supervisão da secretária Maria das Graças Hansen Albaran Santos.  

“Era um projeto que já tínhamos a ideia de fazer há algum tempo, o bairro Guedes merece, pois é um bairro rural, que preserva as raízes caipiras e tem tudo a ver com esse projeto. A cidade também preserva suas raízes, tem uma orquestra de violeiros, tem aulas de viola, luteria, a questão da culinária, então esse espaço é muito adequado. A gente quer trazer as pessoas para que visitem esse espaço, até para que a tradição caipira não se perca”, explica a secretária Graça Albaran.

“O projeto é dividido em três salas. Na primeira, contamos a história e falamos sobre o artesanato. Na segunda sala, tem a música caipira, as festas, o cinema. Na terceira sala, há um cenário de uma cozinha caipira, com receitas típicas que poderão ser levadas para casa pelos visitantes”, diz Fabiano Rizzoni, historiador da Secretaria de Turismo e Cultura, responsável pelo projeto.

Um dos destaques da primeira sala é o Dicionário de Caipirês Paulista, um grande painel com as expressões mais populares da linguagem caipira e sua “tradução”, como “manguaça véia”, “migué” e “óia”. Os painéis também trazem informações e a história da música, culinária, folclore, danças, festas, religião e dialeto caipiras.

O espaço também conta com uma área exclusiva para apresentações artísticas e ensaios da Orquestra de Violeiros do Jaguary.

APRESENTAÇÕES E FOOD TRUCKS

Além da exposição permanente, a Estação de Guedes também passará a ser a sede da Orquestra de Violeiros, que fará uma apresentação especial na inauguração do Centro de Cultura Caipira. Também haverá apresentação de catira, dança do folclore brasileiro em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.  

No domingo também haverá food trucks com comidas típicas caipiras, barracas de artesanato e entrega da Cartilha do Caipira, voltada às crianças.

A Estação de Guedes foi inaugurada em 1945 e passou por processo de restauração em 2012. O trabalho durou cerca de um ano e resgatou um dos principais patrimônios históricos e culturais do município. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan