Por: A Tribuna
07/08/2023
09:08

O professor, psicanalista e poeta Ivan Piffer está promovendo o lançamento do seu segundo livro intitulado Exploração e Inspiração de nossa Terra, pela Uiclap, um novo modelo de editora. “Meu segundo livro está pronto; foi uma jornada complexa que envolveu pesquisas e muita paciência, pois cada um dos poemas foi escrito e reescrito com cuidado literário e histórico”, disse o autor do livro.

Ivan Piffer tem 30 anos e está construindo uma formação multidisciplinar. Ele é formado em Letras, Psicanálise, pós-graduado em Jornalismo e, atualmente, está cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a especialização em Ciências de Dados e Big Data Analytics. Trabalha como professor de gramática, literatura e produção de texto. Além disso, atua como psicanalista.

Segundo ele, essa obra é uma antologia poética que nasceu por conta de uma carência que o autor observa tanto no sistema educacional como nos ambientes culturais e nas mais diversas mídias. “As pessoas conhecem Napoleão, Luís XIV, Garibaldi, George Washington e demais personalidades norte-americanas e europeias, mas não sabem quem são Guaicaipuro, Aimberê, Juana Inês de la Cruz ou Micaela Bastidas. Todos nós, latino-americanos, temos o direito de aprender a história dessas personalidades, saber dos seus feitos e compreender a relação tensa da América Latina vinculada aos colonizadores. Os aspectos políticos, culturais e econômicos da atualidade no Brasil, Argentina ou Venezuela são consequências de um passado crítico, o qual deve ser conhecido por todos com transparência e precisão histórica”, disse

Segundo ele, esse livro possibilita conhecer diversos expoentes indígenas e indivíduos de origem africana que tanto contribuíram para a edificação de uma América Latina livre, menos desigual e digna. “Destaco também importantes mulheres latino-americanas que lutaram pelos direitos femininos e da nossa terra. Cada poema evidencia a vida dessas personalidades com o objetivo de mostrar à sociedade que eles tiveram uma história de resistência, luta por direitos a papel nuclear na libertação da América Latina dos domínios espanhol e português”, completou Ivan.

A capa é minimalista, isto é, apresenta o que é necessário para reconhecer o livro: nome do autor, da editora, título da obra e a cor de fundo. Essa idealização de capa é uma metáfora da América Latina, uma terra de pessoas extremamente trabalhadoras e dedicadas, mas que ficam com o mínimo para sobreviver e têm o mínimo de possibilidade de ascensão social. Apesar das adversidades, não desistem jamais.

 “É fundamental que todos nós conheçamos a nossa história, totalmente atrelada com os nossos ancestrais invisibilizados. Precisamos reconhecer a importância de cada um deles na edificação de uma sociedade que clama por direitos, reconhecimento, liberdade e dignidade. O meu livro Exploração e Inspiração de nossa Terra contribui para a construção desse conhecimento, uma missão solene de valorização dos nossos ancestrais.” completou.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan