Por: A Tribuna
07/08/2023
09:08

O professor, psicanalista e poeta Ivan Piffer está promovendo o lançamento do seu segundo livro intitulado Exploração e Inspiração de nossa Terra, pela Uiclap, um novo modelo de editora. “Meu segundo livro está pronto; foi uma jornada complexa que envolveu pesquisas e muita paciência, pois cada um dos poemas foi escrito e reescrito com cuidado literário e histórico”, disse o autor do livro.

Ivan Piffer tem 30 anos e está construindo uma formação multidisciplinar. Ele é formado em Letras, Psicanálise, pós-graduado em Jornalismo e, atualmente, está cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a especialização em Ciências de Dados e Big Data Analytics. Trabalha como professor de gramática, literatura e produção de texto. Além disso, atua como psicanalista.

Segundo ele, essa obra é uma antologia poética que nasceu por conta de uma carência que o autor observa tanto no sistema educacional como nos ambientes culturais e nas mais diversas mídias. “As pessoas conhecem Napoleão, Luís XIV, Garibaldi, George Washington e demais personalidades norte-americanas e europeias, mas não sabem quem são Guaicaipuro, Aimberê, Juana Inês de la Cruz ou Micaela Bastidas. Todos nós, latino-americanos, temos o direito de aprender a história dessas personalidades, saber dos seus feitos e compreender a relação tensa da América Latina vinculada aos colonizadores. Os aspectos políticos, culturais e econômicos da atualidade no Brasil, Argentina ou Venezuela são consequências de um passado crítico, o qual deve ser conhecido por todos com transparência e precisão histórica”, disse

Segundo ele, esse livro possibilita conhecer diversos expoentes indígenas e indivíduos de origem africana que tanto contribuíram para a edificação de uma América Latina livre, menos desigual e digna. “Destaco também importantes mulheres latino-americanas que lutaram pelos direitos femininos e da nossa terra. Cada poema evidencia a vida dessas personalidades com o objetivo de mostrar à sociedade que eles tiveram uma história de resistência, luta por direitos a papel nuclear na libertação da América Latina dos domínios espanhol e português”, completou Ivan.

A capa é minimalista, isto é, apresenta o que é necessário para reconhecer o livro: nome do autor, da editora, título da obra e a cor de fundo. Essa idealização de capa é uma metáfora da América Latina, uma terra de pessoas extremamente trabalhadoras e dedicadas, mas que ficam com o mínimo para sobreviver e têm o mínimo de possibilidade de ascensão social. Apesar das adversidades, não desistem jamais.

 “É fundamental que todos nós conheçamos a nossa história, totalmente atrelada com os nossos ancestrais invisibilizados. Precisamos reconhecer a importância de cada um deles na edificação de uma sociedade que clama por direitos, reconhecimento, liberdade e dignidade. O meu livro Exploração e Inspiração de nossa Terra contribui para a construção desse conhecimento, uma missão solene de valorização dos nossos ancestrais.” completou.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78