A Fundação São Pedro volta com seu projeto Cinecultura e realiza o Workshop gratuito “Primeiros passos para se fazer Cinema”, com o professor Gustavo Ranieri, que acontecerá no primeiro sábado de julho, dia 3, das 15 às 18h. O workshop é para adolescentes, a partir de 14 anos, e os interessados devem fazer a inscrição pela plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/workshop-primeiros-passos-para-se-fazer-cinema__1259296.
Aprendendo a fazer cinema
O workshop irá apresentar os fundamentos do cinema e apontar os primeiros passos para quem deseja fazer cinema ou dar uma cara mais profissional a vídeos já realizados de forma amadora. Por meio de bate-papo e exemplificações, o professor Gustavo Ranieri irá apresentar, de forma abreviada, a história do cinema; os principais nomes da sétima arte na última década; os gêneros mais conhecidos; como transformar uma ideia em um bom argumento; dicas para se produzir um roteiro; e os equipamentos necessários para experimentações; assim como o que priorizar na edição.
O professor
Gustavo Ranieri é bacharel em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, especializando na área cultural. Com 17 anos de atuação, passou por algumas redações e foi editor-chefe por sete anos da Revista da Cultura. Há dois anos atua com edições de conteúdo para as Edições Sesc São Paulo e criou uma plataforma de conteúdo intitulada Átomo 1 (www.atomo1.com.br), além de colaborar com diversas revistas e jornais.
O jornalista, apaixonado pelo universo infantil, foi coautor do livro “Brothers Cactus – Contistas da Praça Roosevelt”, publicado pela Editora Autêntica, e escreveu o livro “Onde os sonhos são fabricados” lançado em 2018 no Brasil e Portugal, pela Editora Flamingo.
Na área do cinema, Gustavo dirigiu o documentário curta-metragem “Carroceiros – Um reflexo do subemprego”, uma obra que traz à tona o olhar dos catadores de produtos recicláveis na cidade de São Paulo. O curta foi exibido pela TV Cultura. Está finalizando o documentário “Helena Ignez – Ternura e Tragédia”, que conta a história da renomada atriz, ícone do chamado cinema marginal brasileiros, entre o fim dos anos 1960 e início de 1970, além de dois outros projetos de séries documentais em fase de produção.
A Fundação São Pedro fica na Rua Roma, 480, no Jardim Itália.
Twittar | Compartilhar |