Por: A Tribuna
10/03/2021
09:03

Na última segunda-feira, 8 de março, o Coletivo Cultura de Amparo, grupo formado por mais de 70 artistas e produtores culturais da cidade, apresentou um ofício ao Conselho Municipal de Cultura (Comcult), direcionado para o conselho e também para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Fernandes, e para o prefeito municipal Carlos Alberto Martins (MDB).

Neste ofício, os artistas solicitam ao Poder Público a criação de legislação que garanta aporte de recursos financeiros no Fundo de Amparo e Incentivo à Cultura (FAIC), que é o instrumento de captação, intermediação e aplicação de recursos orçamentários e financeiros para programas, projetos, serviços, ações e benefícios para o setor cultural e artístico do município. A solicitação de recursos vem justamente quando o dinheiro do FAIC está acabando, depois das ações realizadas, e que ainda estão sendo finalizadas, para o auxílio do setor durante a pandemia.

Os artistas fizeram duas sugestões ao prefeito e um diretamente ao conselho. Para o prefeito, as indicações são de criar legislação que inclua dotação orçamentária específica da Prefeitura para o FAIC na Lei Orçamentária Anual (LOA) e criar legislação que garanta que 50% dos recursos remanescentes do exercício anual da Câmara Legislativa de Amparo (valor devolvido aos cofres públicos ao final de cada ano) sejam direcionados para o FAIC. O ofício apontou que nos últimos quatro anos o Legislativo devolveu aos cofres públicos o valor total de R$ 6.415.371,07, que tem livre destinação pelo prefeito.

E para os conselheiros, a indicação foi a realização de um estudo dos 14 itens do Artigo 9º, da Lei Municipal nº 3.504, de 8 de fevereiro de 2010, de criação do Comcult e do FAIC, para criar regulamentações para que essas fontes de receitas sejam colocadas em prática, gerando assim novas, e permanentes, receitas para o FAIC.

Petição On line

No ofício foi anexado uma petição on line, com 250 assinaturas, apoiando o pedido para que o Poder Público municipal destine recursos diretos ao Fundo de Amparo e Incentivo à Cultura (FAIC). O ofício foi recebido e discutido pelos conselheiros, que apoiaram a solicitação, e aprovaram que o Conselho repasse o ofício para o secretário da cultura e para o prefeito municipal.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt