Pela primeira vez, em mais de quarenta anos, o Cine Foto Clube de Amparo retorna o seu salão internacional de fotografia. A última edição oficial do evento aconteceu em 1977, organizada pelo Dr. Nóbrega e os seus colaboradores. A realização do 26º Salão Internacional de Arte Fotográfica faz parte do 1st Brazilian International Photography Circuit, concurso mundial realizado pela primeira vez no país. O circuito recebeu 4500 imagens de 453 artistas de 59 nacionalidades diferentes e distribuiu 695 prêmios, entre medalhas e menções honrosas Em Amparo, a abertura da exposição acontecerá no sábado, 24 de junho, às 19h, no Cine Foto Clube, na Rua Treze de Maio, 35, centro.
As exposições acontecem desde o mês de maio e o Foto Cine Clube Bandeirante foi o primeiro a receber parte da mostra, através do seu 41º Salão de Arte Fotográfica, e finaliza na capital federal, Brasília, no mês de agosto. Dividida em três categorias – Open Color, Open Monochrome e Creative Image – a exposição instalada no fotoclube de Amparo apresenta 36 fotografias premiadas com Ouro, Prata e Bronze. Fotógrafos de países como Brasil, China, Índia, Indonésia, Inglaterra, Taiwan e Turquia estão entre os principais vencedores.
Segundo Reginaldo Leme, presidente do Cine Foto Clube de Amparo e organizador do 26º Salão Internacional, o sucesso do “Brazilian Circuit” se dá pelo ineditismo do concurso no Brasil e na competência entre os fotoclubes organizadores. “Como presidente, me sinto honrado em retomar o salão internacional de fotografia em nossa cidade. Este evento vem para reforçar e estruturar, ainda mais, a dinâmica do fotoclubismo mundial e revelar talentos nas mais diversas áreas da fotografia. Agradeço o apoio daqueles que acreditaram neste projeto, os profissionais voluntários envolvidos e, principalmente, aos artistas de todo o planeta que, indiscutivelmente, são as estrelas deste primeiro circuito internacional realizado no Brasil”, disse Reginaldo Leme.
Chancelado pela “Federation Internationale de L’art Photographique (FIAP)”, da França; “International Association of Art Photographers (IAAP)”, da Macedônia do Norte; e pela “Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO), o circuito contou com quinze jurados premiados de várias partes do globo. Para citar alguns deles, temos Agatha Bunanta (Indonésia), Ali Samei (Irã), Anastasia Khan (Rússia), Luis Franke (Argentina), Roberto Soares Gomes (Brasil), Silvia Alcantara (Suécia), Vladimir Jovanovski (Macedônia do Norte), Zoran Dordevic (Sérvia), entre outros.
O circuito foi organizado pela primeira vez no Brasil através da coalizão de cinco fotoclubes organizadores dos salões: Foto Cine Clube Bandeirante, de São Paulo (41º Salão); Cine Foto Clube de Amparo (26º Salão); Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto (3º Salão); Candango Fotoclube, de Brasília (1º Salão) e Fotoclube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto (1º Salão).
Twittar | Compartilhar |