Por: A Tribuna
13/06/2023
10:06

Na segunda feira, 19 de junho, a atração da sessão de cinema do Projeto Luz & Sombras é o filme “Casablanca” um filme nostálgico com um elenco fabuloso encabeçado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman embalados pelas notas inconfundíveis da canção “Times Goes By” executada e cantada por Dooley Wilson. A exibição será realizada no auditório da Rádio Cultura de Amparo, na Praça Pádua Salles, Centro, a partir das 19h30.

Sinopse

O filme é ambientando durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história de Rick (Humphery Bogart) dono de um Bar luxuoso e sua ligação com dois refugiados intelectuais da França ocupada pelos nazistas. Ilsa (Ingrid Bergman) e Victor Laszlo (Paul Henreid) que buscam asilo político na neutra Casablanca e, como outros refugiados europeus, passam a frequentar o luxuoso Café Rick's, perto do aeroporto da cidade. Rick é um cínico de meia-idade que acaba tendo um caso de amor extraconjugal com Ilsa que é casada com Lazlo.

Um clássico do romantismo

Grande parte da trama se passa dentro do café Rick's, uma boate ornamentada com arcos e tetos altos. O Rick's é um ponto de encontro para uma mistura eclética de clientes, desde os locais até aqueles que chegaram de países da Europa. É esse ambiente deliciosamente internacional do Rick's Café que torna esse filme tão atraente, com uma variedade de sotaques, roupas e uniformes interessantes provavelmente “Casablanca” é o filme mais lendário de todos os tempos.

Como o filme foi feito durante a Segunda Guerra Mundial e as filmagens de “Casablanca” duraram menos de três meses (o início das filmagens já havia sido adiado em mais de um mês) e foram feitas quase inteiramente em estúdio e foi quase todo filmado em sequência, ou seja, seguindo os acontecimentos da trama, o que é bastante raro. Isso se explica pelo fato de que apenas parte do roteiro estava pronto no início das filmagens.

Em 26 de novembro de 1942, Casablanca estreava em Nova York. O longa-metragem foi lançado em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que ainda estava longe de ter um fim. A première do filme foi antecipada devido a um fato histórico. Alguns dias antes, em 8 de novembro de 1842, as tropas aliadas (que se opunham à Alemanha de Hitler) invadiram a cidade marroquina de Casablanca que, até então, estava sob a regência da França de Vichy, de influência nazista. A publicidade vinda dessa invasão foi um dos fatores que contribuíram para a ótima bilheteria que o longa-metragem teve nos Estados Unidos.  

Devido à guerra, o filme demorou a ser exibido na Europa. Na Itália, ele estreou em 1946, na França, em 1947, na Áustria, em 1948, e na Alemanha Ocidental, apenas em 1952, em uma versão com cortes. Na Alemanha Oriental, Casablanca estreou diretamente na televisão, somente em 1983. E os brasileiros, por sua vez, puderam conferir o longa-metragem menos de um mês após sua estreia nos Estados Unidos, em 7 de dezembro de 1942.

Um dos pontos fortes

O elenco é um de seus principais pontos fortes do filme. Embora Humphrey Bogart seja um dos melhores atores de todos os tempos e tenha feito muitos, muitos filmes maravilhosos, não é exagero dizer que esta foi sua melhor atuação e melhor filme. Ele era perfeito para o Rick cínico e cansado do mundo. Ingrid Bergman perfeita vivendo Ilsa, é encantadora na tela.

 A adorável incandescência de Ingrid Bergman derrete a persona cínica de Bogey (Rick). Ela se transformou em uma das maiores estrelas de Hollywood nos anos 40.

E “Casablanca” tem um excelente elenco de apoio que também foram indispensáveis ??para a atmosfera e a história, e cada um tem momentos muito bons.

Sydney Greenstreet com o seu ar dissimulado dá um toque inquietante à perversidade de seu personagem. Ele sempre interpretava tudo com assombrosa naturalidade. Peter Lorre compôs um personagem de aspecto atormentado que ele repetiu ao longo de sua carreira. O seu talento se estendeu ao longo de mais de uma centena de filmes. Conrad Veidt é o Major Strasser um perverso nazista assustador perfeito. Claude Rains vive o capitão Renault. Sempre elegante ele, ator de origem britânica desempenhou uma ótima performance. O ótimo ator Paul Henreid (o marido refugiado de Ilsa) era de fato um refugiado político. Sendo de descendência austríaca refugiou-se nos Estados Unidos após a Áustria ter sido anexada à Alemanha por Hitler.

Madeleine LeBeau interpreta Yvonne, a amante abandonada de Humphrey Bogart, que é vista afogando suas mágoas no bar no início do filme e que mais tarde, para se vingar de Rick e em busca de consolo, se envolve com um oficial alemão que encontra apenas ódio de si mesmo. Ela é luminosa.

Muitos dos atores que interpretaram os nazistas eram na verdade judeus alemães que haviam escapado da Alemanha nazista. Com um roteiro de primeira tem todo o estilo e qualidade que a Warner Brothers poderia reunir. Narrativa exemplar, um elenco de apoio perfeito, alguns dos melhores diálogos ao longo da história do cinema.

 

Uma homenagem à França ocupada

Há uma cena na metade do filme que se tornou comumente conhecida como 'A Batalha dos Hinos' ao longo da longa história do filme. Um grupo de soldados alemães entra no Rick's Café American e bêbados cantam o Hino Nacional Alemão a plenos pulmões.

Victor Lazlo, o líder da Resistência Francesa, não suportando esse ato e enquanto o resto do clube olha horrorizado para os alemães, ele ordena que a banda toque “A Marselhesa”, o Hino Nacional Francês. Com um aceno de cabeça de Rick, a banda começa a tocar, com Victor cantando a plenos pulmões. Isso, por sua vez, inspira todo o clube a começar a cantar e os alemães são obrigados a se render e se sentar à mesa, humilhados pela dedicação da torcida. Esta cena é um ponto de virada no filme,

E dentre muitas cenas e falas clássicas no filme, a canção "As Time Goes By", de Herman Hupfeld, escrita em 1931 quase que ficou fora da película. Max Steiner, o compositor da trilha sonora queria, no entanto, retirar a música e substituí-la por uma composição original. A substituição só não foi realizada por que Ingrid Bergman já havia cortado o cabelo bem curto para atuar no filme “Por Quem os Sinos Dobram” e não poderia, portanto, refazer as cenas. Para a sorte dos cinéfilos a canção não foi alterada e é considerada hoje uma das melhores canções já executadas na história do cinema.

Em 1989, “Casablanca” foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo". Em 2005 foi nomeado um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela revista Time. O filme também foi reconhecido várias vezes pelo American Film Institute em muitas de suas listas.

“Casablanca” provavelmente é um dos filmes mais lendário de todos os tempos e certamente será visto e amado pelos cinéfilos por gerações. Uma obra-prima para sempre...

 

Ficha técnica

Casablanca

Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid , Claude Rains , Conrad Veidt ,Peter Lorre, Madeleine LeBeau e Dooley Wilson.

Roteiro: Julius J. Epstein, Philip Epstein e Howard Koch baseado na peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison,

Música: Max Steiner

Fotografia: Artur Edeson. Edição de Owen Marks

Direção: Michael Curtiz

Uma produção da Warner Bros de 1942. Original em preto e branco.

Gênero: Drama.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78