Por: A Tribuna
19/07/2023
08:07

O fotógrafo amparense Anderson Almeida recebeu, nesse mês de julho, o título de Artista fotógrafo brasileiro, concedido pela CONFOTO – Confederação Brasileira de Fotografia, em reconhecimento as diversas fotos premiadas em concursos chancelados pela confederação. De acordo com as regras da CONFOTO, o fotógrafo precisa estar vinculado a um fotoclube registrado na confederação e ter 10 fotos premiadas (aceitas) em ao menos cinco concursos diferentes, que tenham a chancela da CONFOTO.

Segundo Anderson Almeida, ele já tem 19 fotos premiadas em 11 concursos diferentes. “Comecei a participar de concursos em 2018, quando recebi um título de sócio do Cine Foto Clube de Amparo (CFCA), depois de ajudar na organização do festival de fotografia de Amparo”, disse. Anderson Almeida foi o primeiro amparense a receber esse título da CONFOTO, e agora pode ser convidado para ser jurado em concursos nacionais.

“Passei a me interessar pelos concursos e pelo fotoclubismo com o mestre Sergio Jorge e com Reginaldo Leme, nas reuniões do CFCA, e resolvi pesquisar os concursos anteriores para ver se eu tinha alguma foto que se enquadrava naquelas categorias”, disse Anderson. Mas o divisor de águas para ele foi a visita a Bienal de Fotografia, que aconteceu em São Caetano do Sul, em 2019. “Quando vi as fotos daquela bienal, minha cabeça se abriu e eu comecei a entender melhor o meu olhar fotográfico”, afirmou.

Fotos premiadas

A primeira foto premiada foi a “Destinos”, aceita em 2019, no 3º Photo Nature International, de Jaú, interior de São Paulo. Em 2020 foram mais quatro fotos aceitas, incluindo uma menção honrosa no festival Minha Terra Tem, realizado em Camaçari, Bahia, com a foto “Retratos”. Teve mais duas fotos premiadas em 2021 e 2022, e em 2023 já são 10 fotos aceitas, sendo oito delas no 1º Circuito Brasileiro Internacional de Fotografia, organizado pela primeira vez no Brasil através da coalizão de cinco fotoclubes: Foto Cine Clube Bandeirante, de São Paulo (41º Salão); Cine Foto Clube de Amparo (26º Salão); Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto (3º Salão); Fotoclube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto (1º Salão) e Candango Fotoclube, de Brasília (1º Salão). Com destaque para a foto “Filha da Terra”, que foi aceita no 41º Salão Internacional de Arte Fotográfica, organizado pelo Foto Clube Bandeirante de São Paulo, no 26º Salão Internacional de Arte Fotográfica, organizado pelo Cine Foto Clube de Amparo, e com menção honrosa IAAP Ribon - International Association of art Photography, no 1º Salão Internacional de Arte Fotográfica, organizado pelo Candango Fotoclube, de Brasília.

Foto "Destino", primeira foto aceita em concurso, em 2019
Foto "Filha da Terra", aceita em 3 exposições
do Circuito Brasileiro Internacional de Fotografia, em 2023

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78