Por: A Tribuna
21/08/2023
13:08

Mais uma edição do Festival Amparo em Foco vem aí! Já estão abertas, exclusivamente no site www.amparoemfoco.com.br, as inscrições para as convocatórias fotográficas. O prazo para participação vai até 20 de setembro de 2023.

Estão habilitados a participar artistas nacionais e internacionais, residentes ou não no Brasil. Os interessados terão que ter obrigatoriamente mais de 18 anos e serem os únicos responsáveis pela qualidade visual, conteúdo de seus arquivos e das informações enviadas pelo formulário.

A proposta dessa edição vem com a temática: Mulheres e Retratos. As convocatórias de temas "Labirinto Feminino" (exclusivo para fotógrafas e artistas visuais mulheres) e “Retratos - Dos processos fotográficos históricos / alternativos à inteligência artificial” (público geral).

A expressão estética (técnica e conceitual) da fotografia pode colaborar na hora de chamar a atenção para questões como a democratização da produção de imagens e o papel da mulher na história da fotografia. No contato com a imagem, o espectador é conduzido à novas linguagens, inclusive à dimensão política dos fenômenos representados. As imagens informam, representam, surpreendem e transmitem um significado, fascinando e convidando o sujeito a senti-las, percebê-las, julgá-las e interpretá-las.

A convocatória “Labirinto Feminino” tem como premissa selecionar artistas / fotógrafas mulheres com intuito de divulgar novos trabalhos femininos e fomentar a produção fotográfica por mulheres. Os trabalhos recebidos dessa convocatória passarão pelo júri e curadoria da Mônica Maia - editora, curadora, produtora cultural, presidenta da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil - RPCFB e integrante do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC.

E a convocatória “Retratos - Dos processos fotográficos históricos / alternativos à inteligência artificial”, tem como premissa contar histórias, expressar emoções e revelar a diversidade de vidas que compõem nossa sociedade. O retrato possui a capacidade de idealizar o modelo ou conscientizar o público, o retrato fotográfico se adapta a uma ampla gama de formas e usos. Para quem gosta de fotografar ou criar imagens, seja com o com o uso da alquimia, de câmera, smartphone ou utiliza da inteligência artificial, essa é uma oportunidade de mostrar seu trabalho. Os trabalhos recebidos dessa convocatória passarão pelo júri e curadoria de Antônio Neto, (fotógrafo especialista em retratos de grande formato); Renan Nakano (produtor cultural, artista visual e especialista em processos fotográficos históricos) e Willian Kass (arquiteto e artista visual com ênfase em inteligência artificial).

Os trabalhos selecionados irão compor uma exposição coletiva, que ocorrerá dentro da programação do Festival Amparo em Foco 2023 (05 a 08 de outubro). As exposições da convocatória contarão com audiodescrição das imagens através de QRcode. A inscrição é gratuita.

O projeto Amparo em Foco 2023 é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e tem como patrocinadora oficial a empresa Rousselot Gelatinas do Brasil, produzido pela Mogiana Produções Culturais e com apoio da Prefeitura Municipal de Amparo.

 

Serviço

Festival de Fotografia Amparo em Foco 2023

De 05 a 08 de outubro

Formato: Presencial – Praça Pádua Salles, Estação da Mogiana, Pinacoteca Municipal Dr. Constâncio Cintra

Entrada gratuita.

www.amparoemfoco.com.br


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt