Por: A Tribuna
21/08/2023
13:08

Mais uma edição do Festival Amparo em Foco vem aí! Já estão abertas, exclusivamente no site www.amparoemfoco.com.br, as inscrições para as convocatórias fotográficas. O prazo para participação vai até 20 de setembro de 2023.

Estão habilitados a participar artistas nacionais e internacionais, residentes ou não no Brasil. Os interessados terão que ter obrigatoriamente mais de 18 anos e serem os únicos responsáveis pela qualidade visual, conteúdo de seus arquivos e das informações enviadas pelo formulário.

A proposta dessa edição vem com a temática: Mulheres e Retratos. As convocatórias de temas "Labirinto Feminino" (exclusivo para fotógrafas e artistas visuais mulheres) e “Retratos - Dos processos fotográficos históricos / alternativos à inteligência artificial” (público geral).

A expressão estética (técnica e conceitual) da fotografia pode colaborar na hora de chamar a atenção para questões como a democratização da produção de imagens e o papel da mulher na história da fotografia. No contato com a imagem, o espectador é conduzido à novas linguagens, inclusive à dimensão política dos fenômenos representados. As imagens informam, representam, surpreendem e transmitem um significado, fascinando e convidando o sujeito a senti-las, percebê-las, julgá-las e interpretá-las.

A convocatória “Labirinto Feminino” tem como premissa selecionar artistas / fotógrafas mulheres com intuito de divulgar novos trabalhos femininos e fomentar a produção fotográfica por mulheres. Os trabalhos recebidos dessa convocatória passarão pelo júri e curadoria da Mônica Maia - editora, curadora, produtora cultural, presidenta da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil - RPCFB e integrante do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC.

E a convocatória “Retratos - Dos processos fotográficos históricos / alternativos à inteligência artificial”, tem como premissa contar histórias, expressar emoções e revelar a diversidade de vidas que compõem nossa sociedade. O retrato possui a capacidade de idealizar o modelo ou conscientizar o público, o retrato fotográfico se adapta a uma ampla gama de formas e usos. Para quem gosta de fotografar ou criar imagens, seja com o com o uso da alquimia, de câmera, smartphone ou utiliza da inteligência artificial, essa é uma oportunidade de mostrar seu trabalho. Os trabalhos recebidos dessa convocatória passarão pelo júri e curadoria de Antônio Neto, (fotógrafo especialista em retratos de grande formato); Renan Nakano (produtor cultural, artista visual e especialista em processos fotográficos históricos) e Willian Kass (arquiteto e artista visual com ênfase em inteligência artificial).

Os trabalhos selecionados irão compor uma exposição coletiva, que ocorrerá dentro da programação do Festival Amparo em Foco 2023 (05 a 08 de outubro). As exposições da convocatória contarão com audiodescrição das imagens através de QRcode. A inscrição é gratuita.

O projeto Amparo em Foco 2023 é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e tem como patrocinadora oficial a empresa Rousselot Gelatinas do Brasil, produzido pela Mogiana Produções Culturais e com apoio da Prefeitura Municipal de Amparo.

 

Serviço

Festival de Fotografia Amparo em Foco 2023

De 05 a 08 de outubro

Formato: Presencial – Praça Pádua Salles, Estação da Mogiana, Pinacoteca Municipal Dr. Constâncio Cintra

Entrada gratuita.

www.amparoemfoco.com.br


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78