Agora, sim, podemos dizer que começou a competição de judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na quinta-feira, 22, foi feito o sorteio das chaves das 14 categorias em disputa e os brasileiros conheceram seus primeiros adversários na busca pelo sonhado pódio olímpico. A judoca amparense, Maria Suelen Althemam espera vencedora de Anamari Velensek (Eslovênia) x Nina Cutro-Kelly (EUA). Suelen é a quinta na Ranking mundial de judô na categoria +78 Kg feminino. A atleta da Eslovênia é a 25ª e a americana a 32ª. A participação de Suelen na competição acontecerá na madrugada do dia 30 de julho.
Em razão dos protocolos anti-Covid, a cerimônia conduzida pela Federação Internacional de Judô foi totalmente remota e transmitida ao vivo pela internet. Não houve a tradicional presença dos treinadores e chefes de equipe.
Sistema de disputa e horários
Para chegar ao bloco final de disputas - repescagem, semifinal, bronze e final - os atletas precisam avançar, no mínimo, até as quartas-de-final. Os vencedores avançam às semifinais e os perdedores caem para a repescagem pelo bronze. Passando pela repescagem, o atleta se classifica para lutar por um dos bronzes da categoria (são dois, em todos os pesos). E aquele que cair na semifinal, vai direto para a disputa de bronze com o vencedor da repescagem.
A competição começou às 23h do dia 23, no horário do Brasil, com os pesos Ligeiros. O bloco final é sempre a partir das 5h da manhã no Brasil. A programação segue a mesma com uma categoria de peso (masculina e feminina) por dia.
Twittar | Compartilhar |