Por: A Tribuna
29/08/2023
17:08

Pouco mais de um ano depois do início das aulas do projeto Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos em Amparo, pais, alunos e professores comemoram os resultados obtidos e as mudanças positivas de comportamento das 160 crianças que são atendidas gratuitamente pelo projeto. O objetivo do projeto é estimular a prática esportiva da modalidade de forma saudável e divertida, utilizando a ginástica como ferramenta de inclusão e responsabilidade social, promovendo a integração e o enriquecimento da cultura esportiva de crianças e adolescentes.

Entre os relatos de mudanças, estão o uso menos frequente de eletrônicos como tablets e celulares, o aumento das amizades e das interações presenciais, mais disciplina e mais saúde, além de alterações no corpo, que ficou mais flexível, e a abertura de uma perspectiva de futuro com o esporte. Entre os pais, é comum a sensação de muito carinho com o projeto. Muitos se emocionam ao falar da importância das aulas na vida das crianças. "Minha filha se desenvolveu demais. A autoestima melhorou, a coordenação motora melhorou. Ela era meio preguiçosa, mas com a ginástica rítmica ela entrou num ritmo melhor. Diminuiu o uso de equipamentos eletrônicos, a parte tecnológica. Agora ela tem ânimo para fazer uma caminhada com a gente, andar de bicicleta. Está mais ativa e muito menos sedentária", disse Denise Guarizo de Lazari, mãe da Heloísa, de 10 anos. "Ela também está mais solta, era muito tímida e retraída. Melhorou inclusive na parte dos estudos, ela está indo melhor depois que começou a frequentar o projeto", afirmou.

Outro que percebeu que as aulas transformam a vida da filha foi o Júlio César Spagiari, pai da Ana Beatriz, de sete anos. "É uma oportunidade para praticar esporte e conhecer pessoas novas, tem sido muito bom para ela. Mesmo quando ela não está aqui, ela fica em casa brincando com o arco (que é um dos instrumentos da GR), se deixar ela fica o dia inteiro com ele. Com isso, acabou deixando de usar o tablet", disse.

O projeto

No primeiro ano, as aulas foram em dois núcleos: no Floresta Atlético Clube e na creche São Cristóvão. Neste segundo ano, além da creche, são outros dois locais: o Educandário Nossa Senhora de Amparo e o Amparo Athlético Club. Nos dois primeiros, as vagas são voltadas para alunos das instituições, enquanto no terceiro foram abertas para toda a população da cidade. As aulas acontecem três vezes por semana.

O trabalho começou no segundo semestre de 2022 no clube Floresta e em outubro na creche. Todos os alunos receberam kits com uniformes completos para a prática do esporte que incluem sapatilha, collant, shorts e agasalho. Em 2023, as aulas começaram em junho em todos os núcleos. Além dessas transformações individuais, o projeto também apresenta resultados esportivos. Já revelou uma atleta para a equipe oficial do município, que disputa competições estaduais, e selecionou dez alunas para uma competição, em junho, que teve a presença de equipes de outras cidades e regiões do Estado.

Os resultados foram animadores. O interesse foi tão grande que as vagas estão esgotadas e há uma lista de espera para o caso de eventuais desistências.

Os interessados devem procurar os locais das aulas para mais informações.

Espelho

"Eu comecei na ginástica muito pequeno e acabei me apaixonando pela modalidade. Esse contato com o esporte tem muita relação com a minha escolha profissional. Hoje, sou professor de Educação Física, e isso se deve, em grande parte, a essa relação com a ginástica. Tento passar para meus alunos e alunas um pouco de tudo que eu aprendi", disse o professor Vinícius Augusto César da Conceição, que dá aulas no projeto da GR de Amparo. Realização O projeto é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte, do Governo do Estado de São Paulo e tem patrocínio da Ypê (Química Amparo) e Fernandez Indústria de Papel.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78