Por: A Tribuna - colaboração Bruno Nora
16/06/2020
10:06

O uso de máscaras para praticar exercícios físicos não é assunto esgotado e vai dar muito “pano pra manga”, já que as autoridades sanitárias do mundo todo afirmam que álcool gel a 70% e máscaras faciais serão os objetos de uso pessoal a serem utilizados nos próximos meses e, talvez, anos. A chamada etiqueta higiênica compreende ainda proteção ao tossir, descartar com cuidado lenços nasais, cumprimentos à distância e, sempre que usar banheiros públicos, evitar aglomerações etc. Como fazer na prática esportiva amadora em relação aos cuidados para evitar contaminação pelo Covid-19? Para correr, além do tênis, meias, calção ou bermuda, camiseta e boné, teremos que usar máscaras. Sim, no plural, porque é obrigatória a troca da mesma sempre que a máscara estiver úmida. 

Mas por que usar a máscara para correr ou fazer exercícios nos espaços dos parques ou nas ruas e lugares próprios como academias e clubes?

Ao respirar rápido ou falar ou mesmo espirrar, as gotículas sobrevoam o ambiente próximo. O mesmo ocorre com o suor eliminado durante as corridas e exercícios físicos. Agora, imaginem se o atleta ou esportista estiver acometido da Covid-19 na forma mais branda, que atinge 80% das pessoas, sem nenhum sintoma que o preocupe, e decide ir à pratica esportiva sem cuidados higiênicos recomendados?

Sabe-se que as secreções podem permanecer no ar por algum tempo antes de cair e se depositar nos objetos. Com isso, as suas poderão atingir outro esportista que passar por onde ele passou Por isso, deve-se manter a distância de quatro metros entre os atletas usando máscaras e outros meios de proteção recomendados.

Preocupação

Vemos muitos atletas preocupados com a respiração nas atividades esportivas, porém não existe risco algum de vida, como vários “coachs” andaram escrevendo. A inspiração de oxigênio e a expiração de gás carbônico sofrem apenas alguma resistência nas suas passagens pelas máscaras, por serem permeáveis a esses gases e isso pode necessitar de mais esforço muscular respiratório.

Sem dúvida, não podemos relaxar nos cuidados higiênicos e todos nós devemos uma manter atitude defensiva frente a essa pandemia vigente. Nos esportes individuais, devemos evitar as agradáveis aglomerações de muitos amigos para papear, nestes tempos difíceis.

Os esportes coletivos não são recomendados porque exigem o contato muito próximo, seja com os membros do mesmo time, como no vôlei, ou com os adversários, como no futebol e basquete; o contato faz parte do jogo. Existe uma situação peculiar: se todos os atletas já forma contaminados e estão com anticorpos contra o novo coronavírus presentes pelos testes sorológicos IgG e IgM, após liberação obrigatória de um médico.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78