Por:
04/09/2019
14:09

O Departamento de Serviços Públicos da Prefeitura de Morungaba tem disponibilizado a maior parte de seus recursos para a recuperação e manutenções das estradas vicinais por todo o município, além dos serviços de limpeza urbana.

“Estamos buscando cumprir todas as manutenções principalmente neste período que antecede as chuvas. Muitos serviços não estavam sendo realizados há muitos anos nas estradas rurais principalmente. Estamos procurando atender tudo e já estamos chegando ao final. Logo a equipe retomará os pontos com problemas devido às chuvas. As estradas na zona rural já foram limpas e receberam poda nos trechos onde eram necessários”, explica o prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira.

O prefeito Marquinho informa que está pleiteando junto ao Governo do Estado o recapeamento de duas estradas vicinais: a que liga Morungaba a Tuiuti e a que liga Morungaba a Bragança Paulista. Ele disse que, segundo um diálogo com o secretário do Desenvolvimento Regional do Estado dr. Rubens Cury, há uma grande possibilidade de que os recursos para estas obras entrem no orçamento do Governo do Estado já para o ano que vem.

A “força-tarefa” para a recuperação das estradas vicinais vem percorrendo todos os bairros do município, passando pela região do Pico Alto, 40 Casas, Bairro do Feital, Estrada dos Silvas, Bairro dos Lopes entre outros.

O encarregado de Conservação de Estradas, Onofre Antonio da Costa, que há 39 anos é funcionário da prefeitura e conhece o perfil de cada via vicinal de Morungaba, explica que as estradas estão sendo feita por etapas: “Recuperamos as galerias de águas pluviais das Estradas do Silvas, fizemos a manutenção da Estrada Sebastião Antonio da Costa (Feital), da estrada que liga Morungaba ao `Passa Três`, da Estrada da Pousada Mari & Cota”e diversas outras, explica o encarregado Onofre.

Todos estes serviços contaram com uma equipe de apenas 5 pessoas que se empenham na operação das máquinas: niveladora, carregadeira, retroescavadeira, caminhão pipa e caminhão basculante.

Os mesmos servidores desta equipe ainda realizam a manutenção do Parque Ecológico que foi reinaugurado no início do ano e no recolhimento e manejo dos resíduos de podas.

Outro serviço feito pela mesma equipe tem sido a coleta de entulhos despejados irregularmente em vias públicas. A equipe de Serviços Públicos por vezes tem de paralisar os serviços cotidianos de manutenção para recolher entulho de construção, móveis velhos e lixo em diversas estradas rurais e outras vias públicas.

Ao invés de executar as ações cotidianas de manutenção, roçado e limpeza de vias públicas em prol à qualidade de vida da população, uma boa parte da equipe do Departamento de Serviços Públicos tem se dedicado à coleta destes resíduos despejados irregularmente por desconhecidos.

O Código de Posturas proíbe  que os restos de obra sejam despejados nas calçadas ou nas ruas. A Prefeitura orienta para que as pessoas denunciem o descarte irregular de lixo e entulho, ligando para (11) 4014-4300 ou registrem a reclamação pela Ouvidoria por meio do site: https://eouve.com.br/.

 

CIDADE LIMPA - Mesmo com o baixo orçamento, a prefeitura se organiza para manter as ruas limpas. Atualmente a equipe de varrição de ruas conta com 11 funcionários, a mesma quantidade de 8 anos atrás. A equipe é dedicada, mesmo com os ventos da estação que fazem com que as folhas cubram o chão das ruas mais arborizadas, a limpeza dos bairros sempre é muito elogiada principalmente pelos visitantes.

“Os serviços de varrição das ruas foram terceirizados pela prefeitura, resultando em economia para os cofres municipais. Atualmente quem realiza o serviço são os funcionários contratados pela ESM Engenharia e Prestação de Serviços que venceu a licitação há quase um ano”, explica a encarregada do Almoxarifado Central, do Departamento de Serviços Públicos, Vanderli Batista Molena.

Ainda na área de manutenção de limpeza de áreas comuns, os banheiros públicos são de responsabilidade dos funcionários do Departamento Municipal de Serviços Públicos da prefeitura, mesmo com a mão de obra bem reduzida, porque atualmente há muitos servidores afastados por licença.

Ao todos são cinco banheiros públicos localizados na Praça João Pessoa; no Parque Ecológico Pedro Mineiro; Praças dos Italianos, Praça dos Imigrantes, Rodoviária e Arquibancada. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78