Por: A Tribuna
01/02/2024
17:02

A Prefeitura de Amparo não finalizou as obras na Unidade de Saúde da Família (UBS) do Jardim São Dimas. A promessa era que a obra seria entregue no dia primeiro de fevereiro, o que não ocorreu. A unidade é responsável pelo atendimento de cerca de 25 mil pessoas, que estão recebendo atendimento nas USF do Santa Maria e Silvestre.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Amparo informa aos moradores do São Dimas e bairros vizinhos que, devido à construção de novos espaços de atendimento no local, a obra vai demandar mais alguns dias e em breve será reaberta. Atendendo a solicitações da comunidade e dos profissionais, a USF vai proporcionar um atendimento ainda melhor do que o anunciado anteriormente. Dentro de poucos dias serão anunciadas a reabertura da USF e a inauguração do Pronto Atendimento, no São Dimas”, diz nota divulgada pela Prefeitura de Amparo na quinta-feira, primeiro de fevereiro.

 

Vereadora fez denuncia

A vereadora Silvinha Forato (PT) denunciou recentemente que as obras estavam sendo realizadas com a USF do São Dimas funcionando o que gerava transtornos para os pacientes que procuravam o local bem como aos servidores públicos que atuavam pelo local. Logo após a denuncia a Secretaria Municipal de Saúde transferiu os atendimentos para outras USF.

“Todo atendimento está prejudicado, as pessoas estão tendo que se deslocar para as outras unidades, só as consultas mais urgentes estão acontecendo e os que estavam agendados esperavam ansiosamente pela volta completa dos serviços, que já foi dito que não serão retomados por atraso na obra”, disse a vereadora Silvinha Forato.

A vereadora denuncia também as condições de trabalho que os servidores da USF do São Dimas estão enfrentando. “Hoje os funcionários da unidade do São Dimas estão divididos em quatro locais: unidade do São Dimas no meio da obra (eu entrei lá e não há condição nenhuma de trabalho, muita poeira, muito barulho e todos os riscos que uma obra oferece), unidade antiga que está caindo aos pedaços e cheia de abelhas, unidade do Santa Maria e Silvestre, com salas improvisadas, prejudicando o atendimento de ambas unidades”, disse.

 

Obras da Unidade de Saúde da Família do São Dimas em Amparo serão ampliadas

Além de implantar um novo Serviço de Pronto Atendimento no São Dimas e reformar a Unidade de Saúde da Família (USF), a Prefeitura de Amparo definiu recentemente que irá ampliar as obras na USF, para oferecer mais e melhores serviços para quem mora no bairro e nas vizinhanças.

Atendendo aos pedidos da comunidade, a USF agora passará de dois para três consultórios médicos, e a odontologia terá duas salas amplas em vez de uma. A farmácia terá uma área para dispensar os medicamentos aos pacientes e outra para almoxarifado. Além disso, os servidores terão espaço adequado para guardar seus equipamentos e uniformes de forma segura.

Essas ampliações foram decididas após a Prefeitura ouvir a população do bairro e os profissionais de saúde que atuam no São Dimas.  No total, cerca de 24 mil pessoas, de todas as idades, serão beneficiadas diretamente com esses novos espaços e serviços de saúde na USF e no PA, que funcionará ao lado, com entrada independente.

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que a implantação dessas novas salas e equipamentos demandarão mais alguns dias para a conclusão das obras, em relação ao prazo previsto no projeto original.

Em breve, quando a nova USF e o Pronto Atendimento forem inaugurados, as famílias terão atendimentos mais ágeis e de melhor qualidade no São Dimas, que passará a ter a maior Unidade de Saúde de Amparo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78