Por: A Tribuna
08/10/2019
18:10

Durante o último sábado, 5 de outubro, a Prefeitura Municipal de Amparo, através das Secretarias de Saúde, Educação, e do Núcleo de Controle a Zoonoses, com apoio da empresa People Tech and English, realizou uma ação educativa e de conscientização na Praça Pádua Salles, no centro de Amparo, com o objetivo de orientar na luta contra o mosquito Aedes Aegypt, que transmite a dengue, zika e chikungunya.

Na ação foram distribuídos 500 vasinhos da planta crotalária, que atrai a Libélula, que é o predador do mosquito dengue. Segundo os organizadores, a ação começou com alunos da rede municipal e da APAE que semearam e cultivaram a planta como forma de aprendizado de germinação e cuidado com a natureza, além de aprender que a crotalária é uma aliada no combate ao mosquito da dengue. Depois de crescidas os vasinhos foram distribuídos na praça.

Também foram distribuídos outros materiais informativos como panfletos com orientações de como combater e evitar a dengue, e um jornal educativo, com ilustrações e brincadeiras para que as crianças entendam os perigos da dengue.

A planta

Depois de descoberto que a crotalária é uma poderosa arma biológica para o controle da dengue ela vem ganhando cada vez mais espaço nas casas e empresas. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da Dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta; ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, incluindo o mosquito transmissor da dengue.

height=407
Durante o último sábado, 5 de outubro, a Prefeitura Municipal de Amparo, através das Secretarias de Saúde, Educação, e do Núcleo de Controle a Zoonoses, com apoio da empresa People Tech and English, realizou uma ação educativa e de conscientização na Praça Pádua Salles/Foto: Rafael Leopoldi/At

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura