A Secretaria Municipal de Saúde de Amparo recebeu hoje, 29 de novembro, a informação oficial sobre o funcionamento da aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para as pessoas que tomaram a dose única da Janssen.
De acordo com a nota técnica, as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Janssen devem receber a dose adicional preferencialmente de Janssen, mas podem tomar qualquer outra vacina disponível, em caso de indisponibilidade da primeira. Para as pessoas sem comorbidades, o intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser no mínimo de 2 meses. Para imunossuprimidos, o intervalo deve ser de no mínimo 28 dias.
Até o momento, não há contraindicação da aplicação da segunda dose em gestantes ou puérperas, desde que a segunda dose seja realizada com a vacina da Pfizer.
Era dose única
Até o dia 16 de novembro, a determinação era que a vacina Janssen fosse aplicada em apenas uma dose, mas estudos recentes mostraram um aumento na proteção quando a segunda dose é aplicada num intervalo de dois a seis meses. Por isso, o Ministério da Saúde passou a recomendar a dose de reforço também para o grupo de pessoas que foram vacinadas com Janssen.
Vacinação
Em Amparo, a vacinação contra a Covid-19 segue acontecendo em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h. A USF São Dimas está com horário ampliado de vacinação das 17h às 19h de segunda a sexta, enquanto a USF Centro está com horário ampliado, das 17h às 19h, apenas às terças e quintas-feiras.
Twittar | Compartilhar |