Por: A Tribuna/Mkt
25/10/2023
15:00

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, recebeu selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, a maior qualificação nacional de inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) que são submetidos ao programa e que visa dar transparência às emissões de gases de efeito estufa. A publicação oficial dos inventários aconteceu ontem (24), durante o Evento Anual em que são divulgados todos os membros do Ciclo 2023.

O selo ouro é concedido aos inventários completos que contabilizam as emissões da empresa conforme a metodologia do GHG Protocol, além de serem auditados por terceira parte independente e acreditada pelo INMETRO. A empresa virou membro do Programa neste ano e com apoio da GSS Carbono e Bioinovação, elaborou o inventário com base nas emissões do ano de 2022 enquadradas nos Escopos 1 e 2 e, de forma voluntária, também reportou e auditou as emissões indiretas do Escopo 3. 

“Estamos felizes com essa grande conquista, fruto do nosso amadurecimento nesta agenda, que só foi possível com o envolvimento e esforço de diversas áreas no levantamento de dados e apresentação de todas as evidências adequadas e suficientes. Movidos pelo forte desejo de contribuir no combate às mudanças climáticas, trabalhamos intensamente para ter um retrato fiel das nossas emissões, monitorá-las e mensurar as reduções conquistadas pelo ganho de eficiência operacional e logística. Todos os padrões exigidos pela metodologia do programa foram alcançados e a companhia recebeu o Selo Ouro. A conquista não encerra a nossa atenção dedicada ao tema. Diante dos diversos desafios relacionados à redução e à compensação das emissões, acreditamos que cada passo é essencial para avançarmos ainda mais na gestão climática da Ypê.”, diz Gustavo de Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê. 

A conquista da certificação está alinhada aos temas materiais da empresa, que orientam a agenda de sustentabilidade, sobretudo o tema material Energia e Clima. As iniciativas deste tema material também contribuem com o atingimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 13 - “Ação Contra a Mudança Global do Clima”, reforçando o papel fundamental do setor privado na agenda climática global. 

Programa Brasileiro GHG Protocol
Lançado em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o World Resources Institute (WRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o programa visa estimular a gestão de emissões de gases do efeito estufa nas organizações.

A iniciativa oferece ferramentas, metodologias e capacitação para que as empresas possam quantificar, reportar e identificar oportunidades de reduzir suas emissões, seguindo os padrões internacionais do GHG Protocol. Atualmente, no Brasil, mais de 300 empresas participam do programa, representando cerca de 15% do PIB brasileiro.

Essa ferramenta é fundamental na gestão climáticas das empresas, além de trazer maior eficiência operacional e redução de custos das empresas, ao identificar oportunidades de melhoria nos processos e nas fontes de energia. Permite também que se antecipem às exigências legais e aos padrões de mercado relacionados às emissões de GEE. É uma forma de demonstrar responsabilidade socioambiental e de se preparar para um futuro de baixo carbono. 

SOBRE A YPÊ 
Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê tem uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais cinco unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.000 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan, Perfex, Flor de Ypê, Action Ypê e Siene. (GBR Comunicação)
 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt