Por: A Tribuna
24/10/2023
15:10

A Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra a conquista do Prêmio Luiza Matida 2023, em reconhecimento às ações notáveis realizadas para eliminar a transmissão vertical do vírus HIV. O Prêmio Luiza Matida TVHIV do Estado de São Paulo homenageará 86 municípios, no próximo dia 26 de outubro, que se destacaram no combate e controle do HIV/Aids. Amparo receberá essa honra pelo segundo ano consecutivo na categoria de eliminação da transmissão vertical do HIV.

A transmissão vertical do HIV ocorre quando o vírus é passado de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação. Amparo tem se destacado no combate a essa forma de transmissão, graças a uma série de ações contínuas realizadas pela equipe de Saúde da cidade. Além disso, o município mantém um acompanhamento próximo às Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV).

O município conta com o Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) onde atualmente 332 pessoas do município recebem atendimento e tratamento. A cidade segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Estado de São Paulo, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral (PCDT), que orienta quanto ao atendimento, prevenção e combate ao HIV/Aids.

A Coordenadora do SAE/CTA, Márcia Aparecida Alves, explicou que a prevenção, a identificação precoce do diagnóstico de HIV/Aids em gestantes, a agilidade nos exames e o início imediato do tratamento com a medicação antirretroviral são elementos-chave para o sucesso da iniciativa. "As gestantes que seguem o tratamento adequado durante o pré-natal têm níveis próximos a zero de chance de transmitir o vírus ao bebê. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo nessas circunstâncias, a amamentação não é recomendada, e o bebê deve receber acompanhamento médico especializado até 18 meses de idade", enfatizou.

Os testes para o HIV podem ser realizados no CTA todos os dias, das 7h às 16h, ou por agendamento prévio. Além disso, todas as outras Unidades de Saúde da Família da cidade estão capacitadas para oferecer esse serviço de forma gratuita.

Amparo também presta serviços de referência para o tratamento de HIV/AIDS e Hepatites virais para os municípios vizinhos de Monte Alegre, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia, reforçando o impacto positivo de suas ações na região.

O Prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins, demonstrou sua satisfação com a conquista do prêmio e enfatizou o compromisso da cidade em promover a saúde. "Estamos orgulhosos de receber esse prêmio em reconhecimento aos nossos esforços para eliminar a transmissão vertical do HIV em Amparo. Isso reflete o compromisso incansável de nossa equipe de saúde e a dedicação de nossa comunidade em tornar nossa cidade um lugar mais saudável e seguro para todos. Continuaremos a trabalhar arduamente para manter nossos altos padrões de atendimento e prevenção", disse.

Com a dedicação da equipe de saúde e o compromisso de Amparo em fornecer atendimento de qualidade, a cidade serve como um exemplo de como a prevenção e o tratamento adequado podem fazer a diferença na eliminação da transmissão vertical do HIV. A conquista do Prêmio Luiza Matida 2023 reforça o compromisso contínuo de Amparo com o bem-estar da população.

Prêmio Luiza Matida

O Prêmio Luiza Matida é idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP e homenageia a médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014, por seu trabalho durante vinte anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde e pela elaboração de políticas públicas e ações que contribuíram para o controle da sífilis e a redução dos casos de sífilis no Estado de São Paulo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78