Por: A Tribuna
17/01/2022
14:01

A Secretaria Municipal de Saúde de Amparo anunciou que a vacinação para crianças de 5 a 11 anos começará na terça-feira, 18 de janeiro. Segundo a nota divulgada pela prefeitura, a vacinação infantil acontecerá todos os dias nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Pinheirinho e Silvestre, das 8h às 16h. Na USF Pinheirinho terá também vacinação das 17h às 19h, às terças e quintas-feiras, enquanto na USF Silvestre estenderá a vacinação até às 18h nas quartas e sextas-feiras.

Agendamento

Já as USF do MARP, Boa Vereda, Pedrosos, Rosas, Vale Verde, Três Pontes e Arcadas a vacinação das crianças será através de agendamento. Equipes das USF entrarão em contato com os responsáveis das crianças para realizar o agendamento da vacinação.

Documentação

Para que as crianças sejam vacinadas será preciso apresentação do RG e CPF dos responsáveis e da criança. Além disso, os pais deverão preencher o termo de assentimento, que pode ser encontrado no link https://www.amparo.sp.gov.br/noticias/corona-virus/declaracao-de-comorbidades-e-termo-de-assentimento

Primeira fase

Na primeira fase da vacinação, o público-alvo serão crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência, que deverão apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.), desde que conste o CRM do médico.

Confira a relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde que serão atendidas nesta etapa: Doenças Cardiovasculares, Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronariana, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente (HAR), Hipertensão arterial – estágio 3, Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer), Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves), Obesidade mórbida e Cirrose hepática.

As datas da vacinação dos outros grupos serão divulgadas pela prefeitura conforme a divulgação do Governo do Estado e a disponibilidade de doses da vacina infantil. 

Sintomas

A Secretaria de Saúde alerta que caso a criança apresente sintomas de Covid-19 ou teve a doença nos últimos 30 dias, não é para tomar a vacina, pois pode agravar o quadro de saúde. Nestes casos entre em contato com a USF do seu bairro e veja quais ações tomar. Mas a Secretaria ainda garante que a vacinação das crianças é essencial.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78