Por: A Tribuna
18/07/2023
09:07

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Amparo informa que a vacinação para a imunização contra a Meningite C foi ampliada. A meningocócica C conjugada (MenC) em dose de reforço única a foi ampliada a dois novos públicos: trabalhadores da Educação e adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos. A medida segue orientações da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

A vacina, que protege contra a meningite provocada pelo tipo C da bactéria Neisseria meningitidis, estará disponível até 31 de julho, ou o final dos estoques.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A inflamação pode ser causada por diversos agentes, a exemplo de vírus, bactérias e também fungos. Dos casos de meningites no Brasil a bacteriana, causada pelo meningococo (Neisseria meningitidis) do sorogrupo C, é a segunda mais frequente, logo após as meningites virais.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença. A vacina meningocócica C conjugada foi implantada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rotina de imunização das crianças em setembro de 2010. Na rotina do PMI a vacina é aplicada aos três e cinco meses de idade e um reforço aos 12 meses. Crianças que não foram vacinadas poderão receber o imunizante até os 10 anos de idade. Para os adolescentes de 11 a 14 anos está disponibilizada a vacina meningocócica ACWY.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78