A Secretaria de Saúde de Amparo ampliou a cobertura de aplicação de doses da vacina Pfizer Bivalente contra a covid-19 a todos os grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde. Diferente das outras, esta vacina contém o vírus original da covid-19 mais a cepa da variante ômicron. O intervalo para tomar esta dose em relação a outras é de quatro meses. Até agora, Amparo já vacinou 2.790 pessoas com esta dose.
Podem receber a vacina bivalente:
Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
Pessoas que morem ou trabalhem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos;
Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;
Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
Gestantes e puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Para vacinar é preciso apresentar carteira de vacinação e CPF. Pessoas que tenham perdido a carteirinha podem optar por apresentar o comprovante no aplicativo Conecte SUS.
Por ser uma dose de reforço, a pessoa precisa ter o esquema básico completo, ou seja, duas doses ou a dose única da Janssen, para receber a bivalente.
As vacinas são aplicadas em todas as unidades de saúde. Cada pessoa deve consultar com sua unidade de referência os dias e horários disponíveis para aplicação. .
Pessoas que ainda não concluíram seu esquema vacinal também devem buscar a unidade de saúde de referência para tomar as doses de reforço. A aplicação, para essas pessoas, também deve ser confirmada com a própria unidade.
Já as doses para crianças dos seis meses aos quatro anos são aplicadas mediante agendamento com a unidade de saúde de referência.
Twittar | Compartilhar |