A Secretaria Municipal de Saúde de Amparo anunciou o início da vacinação contra Covid-19 para pessoas de 45 a 49 anos, com comorbidades, nesta quarta-feira, 26 de maio.
Para poder receber a vacina nesta etapa, a pessoa deve informar se possui comorbidade no preenchimento do cadastro e levar o comprovante da condição de risco no dia da vacinação. A comprovação pode ser por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica que constem o CRM do profissional de medicina. Essa orientação vale tanto para as pessoas com comorbidades, quanto para as pessoas com Síndrome de Down, em hemodiálise e transplantados.
A vacinação está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h e aos sábados, das 8h às 17h, na Farmácia Central do Postão. As pessoas em hemodiálise serão vacinadas no Cenam - Centro de Nefrologia de Amparo, ao lado da Beneficência Portuguesa. Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Agendamento
Para consultar o agendamento da vacinação, o munícipe que já se cadastrou no sistema da prefeitura deve entrar no site www.amparo.sp.gov.br e checar o dia e horário da sua vacina digitando o seu CPF. O agendamento também pode ser consultado ligando no telefone (19) 3817-9258. O cadastrado também receberá uma mensagem SMS com a data e horário da vacinação. As pessoas que ainda não se cadastraram, devem se cadastrar no site https://amparo.meumunicipio.digital/ ou pelo telefone (19) 3817-9258.
O horário do agendamento da vacinação deve ser seguido rigorosamente pelas pessoas que foram convocadas para receberem a vacina para que não haja aglomerações nem filas muito longas para receber a dose.
Confira a relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde que serão atendidas nesta etapa:
Doenças Cardiovasculares
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito)
Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial – estágio 3
Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
Doença Cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
Twittar | Compartilhar |