daftar situs togel online situs togel online situs togel online " rel="dofollow">togel macau oryornoi.com naturalmarkeet.com mgjakartaselatan.id togel slot jaigurudevashrammathura electrokwt agen togel online toto togel
Jornal A Tribuna - O seu portal de notícias
Por: Jornal A Tribuna
16/03/2023
09:03

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, lançam hoje, quinta-feira, dia 16 de março, às 19h, o novo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM). A nova unidade atende à demanda crescente por atendimento em saúde mental, principalmente após a pandemia de Covid-19.

Em São Paulo, segundo a Secretaria da Saúde, 12% de toda a população do Estado necessita de algum tipo de atendimento, seja ele contínuo ou eventual. Somente no ano passado, 233 mil pessoas procuraram ajuda em ambulatórios e hospitais. Em 2021, esse número era 230,5 mil.

Dados relevam ainda que 3% da população no Estado sofre com transtornos mentais severos e persistentes, enquanto que mais de 6% da população no estado apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool.

O CISM será desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Yale, a Universidade de Harvard, o Instituto Karolinska, além da iniciativa privada por meio do Banco Industrial do Brasil.

“É fato que a demanda da população por cuidados mentais aumentou muito, sobretudo com a pandemia de Covid. Por isso fechamos essa parceria para a criação do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental. É um privilégio poder contar com mais essa parceria com o Grupo UniEduk”, disse o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

“Esse projeto vem em um momento em que o Município precisa investir ainda mais na área da saúde mental. Estamos muito felizes com essa importante parceria”, disse a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Nos próximos dez anos, o CISM tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias de saúde mental digital e implementação de intervenções efetivas e escaláveis para transformar e aumentar a acessibilidade em tratamentos de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), em Jaguariúna, em parceria com os profissionais da rede pública, docentes e alunos UniFAJ.

“O CISM é um projeto inédito que irá trazer inúmeros benefícios, tanto para alunos e docentes da UniFAJ quanto para os moradores de Jaguariúna. É algo que vai proporcionar avanços no aprimoramento e desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e protocolos de tratamento da saúde mental, proporcionando melhor capacitação aos estudantes e futuros profissionais da área, bem como oferecer ao cidadão a oportunidade de tratamento mais assertivo e eficaz”, salienta o diretor da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

O CISM atuará basicamente em três eixos. A primeira área envolve a necessidade de avançar nas pesquisas em Neurociência de Precisão em saúde mental. Isso será vinculado à Coorte Transgeracional Brasileira de Alto Risco para Transtornos Mentais, que permite pesquisadores e estudantes em ciências de saúde mental de ponta investigar os fatores genéticos e ambientais que precipitam transtornos mentais em um estudo com 2.511 crianças e adolescentes acompanhados por mais de uma década.

A segunda área tem como foco desenvolver e testar novas tecnologias de intervenção em transtornos mentais, utilizando de soluções digitais e criando hubs de inovação no Estado de São Paulo. Entre estas iniciativas está o desenvolvimento de um aplicativo para tratamento de alcoolismo por meio do uso de um bafômetro portátil acoplado ao celular do paciente, premiando o tempo de abstinência de forma progressiva.

O terceiro eixo vai atuar sobe a perspectiva de reduzir o tempo entre a descoberta de intervenções eficazes em saúde e sua utilização na prática clínica, percurso que hoje leva em torno de 20 anos. O CISM desenvolverá estudos com foco na implementação de intervenções de saúde mental sofisticadas, como terapia cognitivo-comportamental pela internet e visitas domiciliares focadas no apego seguro de mães e bebês ao SUS.

 

SERVIÇO

Lançamento do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM)

Quando: 16 de março

Horário: às 19h

Onde: Anfiteatro do Campus II da UniFAJ – Rodovia SP-340, KM 127, Tanquinho Velho – Jaguariúna


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt
daftar situs togel online situs togel online situs togel online " rel="dofollow">togel macau oryornoi.com naturalmarkeet.com mgjakartaselatan.id togel slot jaigurudevashrammathura electrokwt agen togel online toto togel