Por: Jornal A Tribuna
14/12/2022
16:00

Com a retomada das aulas presenciais neste ano, pais e responsáveis devem ficar atentos ao excesso de peso na mochila escolar. De acordo com o especialista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Ricardo Meirelles, as mochilas não devem ultrapassar mais do que 10% do peso corporal da criança. A sobrecarga pressiona a coluna e os ombros das crianças, causando fadiga e tensão muscular.

O médico explica ainda que o risco não está apenas na quantidade excessiva de material trazida na mochila, mas também na maneira como ela é carregada pelo estudante.

“Crianças que carregam a bolsa sobre um ombro apenas e distribuem de forma desigual os itens dentro da mochila também estão propensas a sentir dores nas costas, além de desenvolver uma postura excessivamente curvada”, destaca Meirelles.

Para evitar esses danos, é fundamental que a mochila fique alguns centímetros acima da cintura. Quanto mais baixa ela estiver, mais peso os ombros carregam. Outra recomendação é levar somente o material necessário para as disciplinas do dia.

A atenção na hora de escolher o modelo ideal também é importante: o ortopedista orienta que a mochila tenha alças largas e acolchoadas. Além disso, a regulagem também precisa ser feita de maneira correta, com as duas alças bem apertadas.

“Se a criança usar uma alça desajustada em relação à outra, todo o peso ficará em um lado das costas e isso pode causar dores na região lombar, além de espasmos musculares”, explica o médico e chefe do Centro de Coluna do INTO.

 

Como usar a mochila escolar de maneira correta?

Não sobrecarregar a mochila. A criança não deve carregar mais do que 10% de seu peso.

As mochilas devem ter alças largas e acolchoadas para evitar que elas façam pressão excessiva nos ombros.

As alças devem estar bem apertadas para evitar dores na região lombar e espasmos musculares.

A mochila deve ser carregada sobre os dois ombros.

Os itens mais pesados devem estar alocados na parte de trás da mochila.

A criança deve levar apenas o material necessário para uso no dia.

Ao levantar uma mochila pesada, é importante que a criança dobre os joelhos e use as pernas para levantá-la.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura