Por: A Tribuna
19/09/2023
11:04

Manter o ambiente, seja ele doméstico ou profissional, limpo e organizado deve ser encarado como prioridade quando o assunto é saúde e qualidade de vida. Uma das principais vantagens do hábito, inclusive, tange a saúde: diminuir a proliferação de poeira, ácaros e bactérias, todos diretamente relacionados com rinite, gripes, alergias e infecções respiratórias, ajuda a evitar essas doenças. Tal prática ainda é responsável por prevenir acidentes domésticos, principalmente com idosos e crianças, evitando quedas, choques elétricos e intoxicação por produtos eventualmente armazenados em locais inadequados.

Do ponto de vista emocional, lares limpos e organizados também trazem melhora no humor, na disposição e no bem-estar dos moradores. “Isso reflete muito sobre a saúde mental, claro, se a pessoa também estiver bem socialmente com relação à família. O descarte correto de comidas, restos de alimentos e outros itens que normalmente se acumulam no dia a dia precisa ser feito, inclusive, no exterior da residência. Para isso, é necessário um local bem fechado ou uma lixeira externa, longe de casa, pois esse material traz muitas moscas e insetos em geral”, explica Roberta Von Zuben, psicóloga do Vera Cruz Hospital.

Por outro lado, a desorganização e a sujeira podem gerar angústia, ansiedade e estresse. “Cama não arrumada, louça não lavada, isso reflete muito o comportamento desse indivíduo e, muitas vezes, ele está pedindo ou precisando de ajuda. Podem ser sinais do início de uma depressão ou já está nesse processo”, completa a especialista. Para manter uma rotina que caiba no dia a dia, o ideal é definir uma frequência para cada tarefa e mantê-la.

O mercado de produtos de limpeza tem trazido produtos para facilitar o dia a dia doméstico. Segundo o Anuário 2023 da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), supermercados e hipermercados brasileiros tiveram aumento de 3,8% em 2022 (com projeção de 2,5% em 2023) nas vendas do setor de home care. 

A psicóloga Roberta Von Zuben, no entanto, alerta para que a limpeza e a organização não se tornem um transtorno. “O excesso traz malefícios para toda a família. Uma pessoa com mania de limpeza, que mantém tudo limpo e organizado e não consegue ver algo diferente da forma como está acostumada, sempre estará em discussão com os membros da família, e todos sofrerão as consequências”, conclui.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78