Por: A Tribuna
30/08/2023
10:08

O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, foi submetido a uma cirurgia de transplante cardíaco neste domingo, 27, no Hospital Albert Einstein após estar internado desde 5 de agosto, totalizando 22 dias, com um quadro grave de insuficiência cardíaca.

A velocidade para a realização do transplante chamou a atenção de internautas que acusaram o apresentador de furar a fila do transplante ao que o Ministério da Saúde rebateu em nota:

“A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados (...) Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”.

Em São Paulo, o tempo de espera médio para um transplante de coração do grupo sanguíneo B é, oficialmente, de 1 a 3 meses em média, tempo que pode ser reduzido em casos de urgência.

O que torna alguém prioridade para transplante?

Existem diversos critérios para definir um caso prioritário na fila de transplantes cardíacos do SUS, como a gravidade do caso, tipo sanguíneo, peso, altura, localização e compatibilidade genética.

De acordo com o  Pós PhD em neurociências, especialista em genômica e responsável pelo Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, onde são realizados testes genéticos completos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a genética pode ajudar a entender a gravidade do caso.

 “Nossa genética diz tudo sobre nós, entendê-la pode ajudar a compreender melhor a complexidade de cada caso, predisposição genética a doenças cardíacas e cardiovasculares além de indicar compatibilidades genéticas com o novo órgão, o que pode ser usado como critério para definir quadros mais prioritários”.

 “Mas além disso, um teste genético pode ajudar a prevenir doenças cardíacas à medida que permitem direcionar abordagens preventivas antecipadamente a uma predisposição genética a determinada doença” Explica Dr. Fabiano de Abreu.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78