Por: A Tribuna
09/11/2021
08:05

Uma boa higienização é indispensável para manter a boca mais saudável, longe de consequências indesejáveis, como gengivite, cárie, mau hálito e também a perda dos dentes, problema este que afeta 34 milhões de brasileiros acima de 18 anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019.

Mesmo com as informações cada vez mais acessíveis sobre como cuidar da saúde bucal, ainda surgem dúvidas sobre qual é a melhor maneira de escovar os dentes, qual o tempo ideal de escovação e que tipo de escova é mais eficiente.

Entender e respeitar os procedimentos indicados pelo cirurgião-dentista é a melhor forma de otimizar a higiene da boca e evitar problemas futuros. “O ideal é usar escova de cerdas macias e que a escovação se faça dente a dente, tomando o cuidado de observar se as cerdas estão penetrando nos espaços entre os dentes e no vão da gengiva. O mesmo vale para o fio dental, que deve penetrar no sulco gengival para remover as bactérias que se alojam”, explica o Marcelo Cavenague, membro da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

A escovação deve ser feita ao menos três vezes ao dia, em especial, após as principais refeições e na hora de dormir, isso evita a proliferação de bactérias que podem causar cárie, por exemplo.  É importante também ter atenção ao intervalo de tempo entre a refeição e a higienização da boca. O recomendado é que seja de aproximadamente 20 minutos.

“É preciso entender que não há uma regra, pois, cada pessoa tem suas características, necessidades ou riscos. Escovar os dentes imediatamente após as refeições é indicado desde que o paciente não tenha risco de erosão ácida. Se o risco existe, o melhor é aguardar alguns minutos para que o PH bucal se estabilize e a perda mineral seja menor”, diz o cirurgião dentista. 

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78