Por: Jornal A Tribuna
16/12/2022
12:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Amparo foi premiada com o Prêmio Luiza Matida na segunda-feira, 5 de dezembro, por zerar as transmissões de HIV de mãe para filho. O prêmio foi dado pelo Governo do Estado de São Paulo, que também reconheceu outros 72 municípios paulistas, no Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e combate ao HIV.

A transmissão de mãe para filho é chamada de Transmissão Vertical do HIV (TVHIV) e ocorre quando a criança é infectada pelo vírus do HIV durante a gestação, parto ou amamentação.

Para zerar esse índice, a equipe de Saúde de Amparo realiza continuamente uma série de ações, além do acompanhamento direto com Pessoa Vivendo com HIV (PVHIV).

“Através de ações de prevenção, identificação precoce do diagnóstico de HIV/AIDS em gestantes, agilidade nos exames e início de medicação de antirretroviral, bem como acompanhamento da gestante por todos os serviços de saúde municipal e serviços de referência, conseguimos zerar esses casos”, explica a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE/CTA). “Quem vive com HIV pode ter filhos sem o vírus. Vale ressaltar que a gestante que faz o tratamento adequado durante o pré-natal  tem menos de 1% de chance de transmitir o vírus ao bebê. Ainda assim, não pode amamentar e o bebê deve fazer acompanhamento médico especializado até 18 meses”.

Em Amparo

Para tratar esses casos, Amparo segue as mesmas diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde e pelo Estado de São Paulo, através do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral (PCDT), que orienta quanto ao atendimento e trabalho de prevenção e combate. Todo o atendimento é feito no SAE/CTA, que fica localizado no Ambulatório de Especialidades. Atualmente, 333 pessoas de Amparo fazem o tratamento no local, sendo 18 registradas só neste ano.

A coordenadora do SAE destaca que nem toda pessoa que positiva para HIV desenvolve a Aids, uma vez que HIV é o vírus e Aids a doença, por isso a testagem é essencial.

“O vírus do HIV ataca o sistema de defesa do organismo e pode destruí-lo se a pessoa não se tratar, deixando o organismo vulnerável a várias infecções e complicações graves. Somente chamamos de Aids esse estágio em que o organismo contrai infecções e passa a apresentar os sintomas”, explica. “É importante lembrar: qualquer  pessoa pode se infectar com o vírus do HIV e muitas pessoas acabam vivendo com o vírus sem saber. Por isso é importante fazer o teste e iniciar o tratamento o quanto antes.”

Os testes podem ser feitos no CTA, todos os dias, das 7h às 16h, ou por agendamento prévio. Todas as demais Unidades de Saúde da Família também são capacitadas e oferecem o serviço de forma gratuita.

Em caso de resultado positivo, o usuário é encaminhado ao setor de infectologia para acompanhamento e tratamento. Esse serviço prestado por Amparo também é referência aos municípios de Monte Alegre, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia.

A coordenadora do SAE ressalta que uma pessoa com HIV pode ter uma vida normal, seguindo as recomendações médicas e com uso das medicações indicadas, e que o preconceito precisa ser vencido para que o vírus seja tratado de forma séria.

“Quem faz o tratamento adequadamente e está com carga viral indetectável não transmite o HIV para outras pessoas por meio de relação sexual. No entanto,  ainda é recomendado o uso de preservativo para prevenir outras infecções sexualmente transmissíveis como Sífilis, hepatites,  gonorreia, etc. Infelizmente o preconceito ainda é uma barreira. Por falta de informação, muitas pessoas ainda discriminam quem vive com HIV, prejudicando a vida social, amorosa, familiar, escolar e profissional dessas pessoas,  gerando- lhes muito sofrimento. Divulgar que uma pessoa tem HIV é crime (Lei 12.984/14). Só a pessoa que vive com HIV pode decidir quando e para quem contar”.

Neste Dezembro Vermelho, o SAE/CTA realiza ações extramuro em conjunto com as USFs e demais serviços para testagem rápida.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot