Por: Jornal A Tribuna
05/01/2023
09:01

A Secretaria de Saúde de Amparo aplicou, durante a campanha do Dezembro Vermelho, 1.023 testes para HIV, sífilis e hepatite B e C. Desse total, dois testes positivaram para HIV, três para sífilis e um para Hepatite B. Todas essas pessoas foram encaminhadas para tratamento e estão sendo acompanhadas pela Saúde.

Pessoas que não puderam testar durante a campanha no fim do ano passado, que visa o combate e conscientização sobre o contágio do HIV, podem buscar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) todos os dias, das 7h às 16h, ou a Unidade de Saúde da Família de referência. O exame é feito por meio de punção digital.

Em caso de resultado positivo, o usuário é encaminhado ao setor de infectologia para acompanhamento e tratamento. Esse serviço prestado por Amparo também é referência  aos municípios de Monte Alegre, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia.

O Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia ressalta que nem toda a pessoa que testa positivo para HIV desenvolverá Aids, uma vez que HIV é o vírus e Aids a doença, por isso a testagem é essencial.

“O vírus do HIV ataca o sistema de defesa do organismo e pode destruí-lo se a pessoa não se tratar, deixando o organismo vulnerável a várias infecções e complicações graves. Somente chamamos de Aids esse estágio em que o organismo contrai infecções e passa a apresentar os sintomas. É importante lembrar: qualquer  pessoa pode se infectar com o vírus do HIV e muitas pessoas acabam vivendo com o vírus sem saber. Por isso é importante fazer o teste e iniciar o tratamento o quanto antes.”

Reconhecimento

No ano passado, a Secretaria de Saúde de Amparo foi premiada pelo Governo do Estado com o prêmio Luiza Matida por zerar a transmissão de HIV de mãe para filho.

A transmissão de mãe para filho é chamada de Transmissão Vertical do HIV (TVHIV) e ocorre quando a criança é infectada pelo vírus do HIV durante a gestação, parto ou amamentação.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura